CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

INFLUENCIA DO LOCAL DE OCORRENCIA DO TRAUMA NOS INDICES DE ADMISSAO DE PACIENTES SUBMETIDOS A LAPAROTOMIAS DE EMERGENCIA

OBJETIVO

Avaliar a influência do local de ocorrência do trauma nos escores de trauma (ISS, RTS, TRISS) de pacientes submetidos a laparotomia exploradora de emergência.

MÉTODO

Estudo retrospectivo observacional analítico. Foram incluídos na amostra 212 pacientes submetidos a laparotomias exploratórias no período de janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Informações sobre o local do acidente e dados vitais dos pacientes foram obtidas com base na coleta de dados por meio de prontuários eletrônicos e físicos. Foram analisados os índices de trauma de pacientes provenientes de Curitiba e Região Metropolitana e o local em que o paciente foi socorrido (estabelecimento físico ou via pública). A análise estatística foi realizada pelo teste "t"de Student para variáveis contínuas.

RESULTADOS

Dentre os 212 pacientes estudados, 184 (86,7%) foram trazidos pelo serviço de atendimento pré-hospitalar provenientes da cidade Curitiba e 28 (13,3%) provenientes de Região Metropolitana de Curitiba. 30 pacientes (14,1%) foram socorridos em estabelecimentos físicos (Domicílio, UBS, UPAs, trabalho) enquanto 182 (85,9%) foram socorridos em via pública. Observou-se maiores valores de ISS dos pacientes procedentes da Região Metropolitana em relação aos procedentes de Curitiba (29,8 vs 22,5; P=0,0096) enquanto valores maiores do TRISS foram observados em pacientes procedentes de Curitiba em relação aos da Região Metropolitana (90,62 vs 81,30; P=0,0155). Pacientes socorridos em via pública apresentaram menor valor de RTS (7,064 vs 7,645 P= 0,034) e TRISS (88,26 vs 96,82 P=0,023) em relação aos socorridos em um estabelecimento físico.

CONCLUSÕES

Pacientes vítimas de trauma procedentes de locais mais distantes do atendimento no centro de referência apresentaram índices de pior prognóstico à admissão. Verificamos pior prognóstico em pacientes socorridos em via pública, quando comparados com pacientes socorridos em um estabelecimento físico.

PALAVRAS CHAVE

Trauma; Cirurgia do Trauma; Laparotomia

Área

TRAUMA

Instituições

Hospital do Trabalhador - Paraná - Brasil

Autores

Phillipe Abreu-Reis, Iwan Augusto Collaço, Flavio Daniel Saavedra Tomasich, Adonis Nasr, Kennya Henriqueta de Carvalho, Camila Roginski Guetter, Thamyle Moda de Santana, Márcio Luciano Canevari Filho