CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

O IMPACTO DE LESOES TORACICAS ASSOCIADAS A LESOES ABDOMINAIS NA MORBI-MORTALIDADE DE PACIENTES VITIMAS DE TRAUMA

OBJETIVO

O presente estudo teve como objetivo verificar a influência de lesão de tórax ou transição toracoabdominal (TTA) associada a lesões abdominais em tempo de estadia hospitalar, tempo de intubação orotraqueal (IOT) pós-operatória, tempo de uso de drogas vasoativas (DVA) pós-operatória e mortalidade.

MÉTODO

Trata-se se um estudo retrospectivo observacional baseado em dados de pacientes submetidos a laparotomias exploratórias por trauma em um centro de trauma nível I entre fevereiro 2011 e abril 2017. Foram avaliados dados demográficos, mecanismo de trauma e lesões decorrentes, bem como dados pós-operatórios de estadia hospitalar, morbidade e mortalidade. Os pacientes foram divididos em dois grupos de estudo, conforme apresentassem ou não lesão torácica ou em TTA associada a lesão abdominal. Foi realizada análise descritiva dos dados em medidas de tendência central e dispersão. Em seguida a análise inferencial foi realizada usando-se teste t de Student para variáveis contínuas e teste de qui-quadrado para variáveis discretas

RESULTADOS

Foram incluídos 413 pacientes no estudo. Dentre os quais 365 (88,4%) eram no sexo masculino. A média de idade observada foi de 30,8 anos. As variáveis comparadas em ambos os grupos foram semelhantes e sem significância estatística. Dentre os pacientes estudados, 190 (46,0%) apresentaram lesão associada em tórax ou TTA. No grupo de pacientes com lesão em tórax ou TTA associada foi observada mortalidade intraoperatória significativamente maior (p<0.000). Não houve, no entanto, diferença significativamente estatística quanto ao número de dias em IOT (p=0.502), DVA (p=0.887) e estadia hospitalar (p=0.319).

CONCLUSÕES

Pacientes que apresentam lesão em tórax ou TTA associada a lesão abdominal quando comparados àqueles com lesão abdominal isolada apresentaram maior mortalidade cirúrgica. Não houve, no entanto, diferença em relação a número de dias de estadia hospitalar bem como dias em IOT ou DVA.

PALAVRAS CHAVE

Trauma; Cirurgia do Trauma; Laparotomia

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Hospital do Trabalhador - Paraná - Brasil

Autores

Phillipe Abreu-Reis, Iwan Augusto Collaço, Flavio Daniel Saavedra Tomasich, Adonis Nasr, Kennya Henriqueta de Carvalho, Camila Roginski Guetter, Thamyle Moda de Santana, Marcio Luciano Canevari Filho