CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULO DE JEJUNO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Divertículos são resultados da protusão sacular através da parede do cólon, sendo chamado de divertículo verdadeiro quando envolve todas as camadas da parede do cólon, e de pseudodivertículo quando nem todas as camadas estão envolvidas no processo. A doença diverticular é relativamente comum na população, mas a diverticulose do intestino delgado é rara, por isso pode ser considerado um diagnóstico difícil. A protusão sacular envolve apenas a mucosa, submucosa e serosa logo trata-se de um pseudodivertículo. O divertículo de delgado pode se mostrar desde um quadro assintomático, até uma plena diverticulite aguda. O presente relato de caso visa correlacionar o quadro de diverticulite aguda devido divertículo de jejuno, ressaltando a evolução do quadro, os aspectos patológicos, as condutas avaliadas e suas possíveis complicações.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 54 anos. Antecedentes cirúrgicos: 3 cesarianas; histerectomia; artroscopia do joelho direito; redução cruenta de úmero. Procurou o pronto socorro com quadro de dor abdominal difusa, intensa e sem descompressão dolorosa. Nesse momento do caso foi considerado a hipótese diagnóstica de infecção do trato urinário e indicado uso oral de Fenazopiridina para alívio da sintomatologia. Tendo em vista a refratariedade do quadro foi considerado a hipótese diagnóstica de pielonefrite, após 7 dias em uso de ciprofloxacina via oral, com manutenção da sintomatologia foram realizados os seguintes exames complementares: USG de abdome, a qual mostrou-se sem alterações e TC contrastada de abdome, a qual sugeriu o diagnóstico de divertículo de jejuno já com processo inflamatório. Devido ao elevado risco de evolução para abdome agudo foi realizado laparotomia exploradora para ressecção do divertículo e alça acometida, medida que confirmou o diagnóstico de diverticulite jejunal. O pós operatório ocorreu sem intercorrências e a recuperação completa.

DISCUSSÃO

O divertículo de delgado é diagnóstico complicado e raro, devido sua apresentação clínica múltipla, por isso comumente apenas é considerado como diagnóstico diferencial tardiamente. No caso relatado pode-se notar evolução do quadro para uma diverticulite aguda, complicação comum da afecção. A TC foi o método de imagem que se mostrou capaz de diagnosticar, avaliar gravidade e excluir o diagnóstico diferencial da doença diverticular clássica do cólon. Enquanto a USG mostrou-se ineficaz.

PALAVRAS CHAVE

Divertículo de jejuno. Diverticulite aguda. Laparotomia exploradora.

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Centro Universitário de Volta Redonda - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

NATÁLIA GRACIANO ASSIS DE OLIVEIRA ANDRADE, AMANDA CRISTINA MENDES JARDIM, BRUNO JOSÉ MARTINI SANTOS, CELSO JOSÉ COBIANCHI FILHO, EVANDRO de MORAES E SILVA, LUCIANO MONTEIRO DE CARVALHO, MELISSA GERSHON, CAMILLA FONSECA RODRIGUES CARON