Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO PRECOCE - ISQEUMIA MESENTERICA INTESTINAL

Introdução

Mesmo com o enorme avanço em métodos diagnósticos e do conhecimento da sua fisiopatologia, o diagnóstico da isquemia da artéria mesentérica superior uma entidade clínica rara responsável por apenas 0,1% das admissões hospitalares, mas está associada a elevada taxa de mortalidade (30 a 65%). O sucesso no tratamento depende do diagnóstico precoce e da intervenção imediata.

Relato de Caso

Paciente de 87 anos, sexo feminino, natural de São Paulo, com dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e diabetes tipo II. Procurou atendimento médico por apresentar forte dor abdominal pós-prandial em cólica, cerca de 1 hora após o almoço. Ao exame físico, apresentava extra sistoles ventriculares e abdome distendido, doloroso a palpação difusa com descompressão brusca positiva. Estavel hemodinamicamente. Exames laboratoriais evidenciaram 21.31 x10-3/uL com desvio a esquerda, Proteina C Reativa 324.7 mg/L. A tomografia de abdome total sem contraste mostrou êmbolo ocluindo todo segmento distal da artéria mesentérica superior, e liquido entre alças.
Indicado estudo angiográfico dos vasos mesentéricos que demonstrou uma estenose hemodinamicamente significativa na parte distal da artéria mesentérica superior. Realizada embolectomia com sucesso.
Paciente foi encaminhada ao centro cirurgico para realização de uma laparoscopia diagnóstica para excluir sofrimento intestinal. Durante o procedimento foram percorridas todas as alças intestinais, partindo do ângulo de Treitz até o colon sigmoide. O ceco, colon ascendente e parte do colon transverso encontravam-se discretamente pálidos e havia pouco liquido entre alças ao redor do íleo terminal, sem alteração de coloração. Não foram encontrados pontos de necrose. Optado por lavagem da cavidade com 5 litros de soro aquecido. O procedimento demorou cerca de 30 minutos e a paciente foi encaminhada para UTI.

Paciente apresentou no primeiro pós operatório episódios de fibrilação atrial revertida com amiodarona.
Paciente recebeu alta hospitalar com rivaroxabana no décimo primeiro dia de internação e encontra-se em acompanhamento ambulatorial.

Discussão

Os cuidados pós-operatórios em Unidade diferenciada são fundamentais, considerando a elevada mortalidade precoce por falência multi-orgânica resultado de alterações fisiopatológicas associadas a esta patologia. No caso descrito, O tempo total desde o diagnóstico, hemodinâmica, laparoscopia diagnóstica e UTI foi inferior a 6 horas. A vigilância clínica rigorosa da progressão/recorrência da isquémia após a intervenção, deve ser suportada por taxas mais elevadas de second look.

Palavras Chave


isquemia mesenterica
laparoscopia
medicina intervencionista

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

MARINA GABRIELLE EPSTEIN, Franco Milan Sappupo, Gabriel Naman Maccapani