Dados do Trabalho


Título

PSEUDOCISTO INTRATORACICO, UMA COMPLICAÇAO RARA DA PANCREATITE

Introdução

A pancreatite é quinta causa mais frequente de abdome agudo na emergência. Na maioria das vezes apresenta-se de forma aguda, todavia também pode ocorrer de forma crônica agudizada. Possui taxa de mortalidade de aproximadamente 10 a 15%, com metade dos óbitos ocorrendo nos primeiros 14 dias, principalmente por causa da Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS). Ademais, essa síndrome também contribui com gênese de complicações cujo curso pode ser dramático, tal como a necrose pancreática com a formação de pseudocisto no pâncreas. Este trabalho tem por objetivo relatar uma apresentação incomum de uma complicação da pancreatite crônica agudizada, com a formação de um pseudocisto intratorácico.

Relato de Caso

FTA, masculino, 59 anos deu entrada no pronto atendimento do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul com história de tosse produtiva, dor torácica e dor abdominal com irradiação para dorso há 7 dias, associada a dispneia progressiva. Referia etilismo, tabagismo e diagnóstico de pancreatite crônica, sem acompanhamento ambulatorial. Durante a internação evolui com piora clínica e dispneia intensa, necessitando de suporte ventilatório. Realizou radiografia de tórax que evidenciou imagem sugestiva de derrame pleural volumoso bilateral. Realizada toracocentese diagnóstica, cuja análise do líquido apresentava níveis de amilase 20X acima do valor de referência. Solicitada tomografia de tórax e abdome que mostrou a presença de um derrame pleural volumoso e septado à esquerda e outro menor à direita. Além disso, foi observado uma contiguidade desse derrame pleural com uma formação cística no pâncreas. Em razão do agravamento do quadro clínico do paciente foi indicada videotoracoscopia esquerda de urgência com decorticação pulmonar e toracostomia fechada. Após o procedimento o paciente foi encaminhado ao CTI, de onde recebeu alta para enfermaria no 4º pós-operatório (PO) e alta hospitalar no 19º PO. Atualmente está em acompanhamento ambulatorial com a gastroenterologia e com a cirurgia torácica para controle do pseudocisto pancreático.

Discussão

Pseudocisto intratatorácico associado a fístula pleuropancreática ocorre em 0,4% dos pacientes com pancreatite e em 3% dos pacientes com pseudocisto pancreático. O quadro clínico dessas formações císticas no tórax é caracterizado por sintomas pulmonares mais proeminentes do que os abdominais. O tratamento é clinico, na maioria dos casos e está associado à medidas para o controle e diminuição da secreção pancreática. A cirurgia fica reservada para casos em que ocorre falha no tratamento clínico ou quando há urgência clínica associada. No presente trabalho apresentamos uma complicação rara da pancreatite cujo tratamento cirúrgico de urgência foi a primeira opção em razão da condição clínica do paciente, mas com bom resultado. Dessa forma corroboramos com a literatura atual, uma vez que existem poucos relatos como esse.

Palavras Chave

PANCREATITE; PSEUDOCISTO; TÓRAX

Área

TÓRAX

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DO MATO GROSSO DO SUL - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

MARCOS ALEXANDRE SOUZA, ISABELA CABRAL MORAIS, DANIEL FELIPE GOMES COSTA, MICHELE SANTOS FERREIRA, DIOGO GOMES AUGUSTO