Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA DAS LAPAROTOMIAS EXPLORATORIAS COM ACHADOS DE LESAO INTESTINAL DE ETIOLOGIA CONTUSA EM CENTRO DE TRAUMA DE ALTO VOLUME

Objetivo

Descrever o perfil epidemiológico de vítimas de trauma abdominal contuso que foram submetidos à laparotomia exploratória no período de 2015 a 2019 em um centro de trauma de referência no Brasil.

Método

No período de 2015 a 2019 ocorreram 211 laparotomias exploratórias devido a trauma contuso abdominal isolado. Foram analisadas, de modo retrospectivo e observacional, as diversas variáveis referentes ao sexo, idade, mecanismo do trauma, nível de dor abdominal, condições hemodinâmicas, marcas abdominais, presença ou ausência de fratura de ossos longos.

Resultados

Observou-se a prevalência do sexo masculino (78,6% dos pacientes). A média de idade dos pacientes foi de 38 anos, e foi observado predomínio da faixa etária compreendida entre 26 e 36 anos, 27,4% dos casos. Os mecanismos de trauma mais predominantes foram os acidentes de trânsito, em 54% dos casos, seguidos de atropelamentos, com 16% dos casos. Dentro da cinemática de acidente de trânsito, em 54% deles o meio de locomoção utilizado pela vítima era motocicleta e em 46% deles o automóvel. A maioria dos pacientes (25,11%) apresentou sinais de peritonite, relatando dor severa/ forte ao exame físico inicial. A minoria (16%) dos pacientes apresentavam marcas traumáticas externas abdominais. Em 65,87% dos casos o paciente estava hemodinâmicamente estável.

Conclusões

No presente estudo, percebe-se a predominância do gênero masculino e de jovens adultos dentre as vítimas, sendo o acidente automobilístico o mecanismo de trauma mais prevalente, constituindo uma epidemiologia semelhante e que corrobora a literatura a cerca do assunto. Verificou-se que dor e sinais clínicos de peritonite foram constatados em maioria dos pacientes inclusos no estudo, o que indica um marcador im- portante para a indicação de abordagem cirúrgica em diversas escalas perpetuadas pela literatura.

Palavras Chave

Epidemiologia; Trauma contuso; Lesão intestinal; Laparotomia

Área

TRAUMA

Instituições

Hospital do Trabalhador - Paraná - Brasil

Autores

Beatriz Silva Lemes, João Gabriel Silva Lemes, Lucas Mansano Sarquis, Lucas Aurélio Fonseca Favero, Fábio Henrique De Carvalho