Dados do Trabalho


Título

ANESTESICOS TOPICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS

Objetivo

O objetivo principal é traçar um comparativo entre os anestésicos em suas apresentações tópicas, mais utilizados no tratamento de pacientes vítimas de queimaduras, encontrados na literatura. Dessa forma, serão analisados: lidocaína, bupivacaína, combinação lidocaína-prilocaína e heparina; comparando-os quanto aos efeitos analgésicos e eficácia no controle da dor e efeitos adversos, tolerabilidade e toxicidade, podendo ao fim, delimitar qual a melhor escolha a ser utilizada em centros de tratamentos de queimados.

Método

Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com seleção de 21 artigos, cujos dados foram coletados nas bases de dados PubMed, MedCrave, SciELO e EuropeuPMC, publicados entre 1998 e 2020. Para a coleta de dados técnicos fornecidos pelo fabricante, foram utilizadas as bulas dos quatro anestésicos. Após a compilação dos dados obtidos, foram elaborados resultados e discussão

Resultados

O referente estudo apresentou os anestésicos tópicos mais tradicionais usados no tratamento de queimados em centros de referência - lidocaína, bupivacaína, combinação de lidocaína-prilocaína e heparina, comparando-os em relação a efeitos analgésicos e efetividade, tolerabilidade e toxicidade. Todos mostraram possuir eficaz efeito anestésico, porém bupivacaína, combinação lidocaína-prilocaína e heparina apresentam particularidades que invalidam seu uso como a melhor opção de anestesia tópica: a bupivacaína demonstrou efeitos analgésicos inferiores em relação aos outros anestésicos; a associação lidocaína-prilocaína não tem recomendação de ser aplicada sobre feridas abertas e tem início de ação tardio, levando horas para ter efeito analgésico, sendo a rapidez de atendimento primordial em centros de tratamento; a heparina tem seu uso atrelado a ocorrência de diversos efeitos colaterais, exigindo maior atenção durante e posterior ao seu uso, além de maior investigação inicial de comorbidades de cada paciente, invalidando novamente o atendimento rápido, além de ser contraindicado seu uso em hepato e nefropatas, com distúrbios de coagulação e vitimas de queimaduras elétricas e químicas, limitando seu espectro de uso .
Em contrapartida, a lidocaína demonstrou ser a melhor escolha, possuindo apresentações tópicas diversas e fácil aplicabilidade, alívio de dor superior com maior conforto ao paciente na realização de procedimentos pós operatórios necessários e trocas de curativos ao longo do acompanhamento. Ainda, destaca-se seu perfil de segurança com baixa ocorrência de toxicidade sistêmica e seu início de ação anestésica rápido e duração suficiente para a realização da maioria dos procedimentos, sendo desnecessária reaplicação.

Conclusões

O uso da lidocaína mostra resultados superiores aos outros anestésicos avaliados, possuindo aplicabilidade prática, alivio de dor rápido, eficiente e elevado, além de bom perfil de toxicidade, apresentando-se como a melhor escolha de anestesia tópica no tratamento de lesões por queimaduras.

Palavras Chave

Queimaduras. Anestesia local. Anestesia tópica.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie - Paraná - Brasil

Autores

Ana Paula Trombetta Kappes, Matheus Bacil Moser, Mariana Cionek Simões, Renata Damin, Rafael Augusto Ióris, Robson Felipe Bueno Netto, Taynah Bastos Lima da Silva