Dados do Trabalho


Título

PSEUDOCISTO GIGANTE DE PANCREAS: RELATO DE TRATAMENTO CIRURGICO

Introdução

O pseudocisto pancreático é definido como uma coleção de fluido pancreático envolto por parede inflamatória bem definida e sem material sólido. São complicações que perfazem 75% das lesões císticas do pâncreas. O pseudocisto pode surgir após um quadro de pancreatite crônica (maioria dos casos), pancreatite aguda ou trauma pancreático. A sua formação inicia-se após 4 semanas do início do quadro agudo e a conduta deve ser baseada na avaliação clínica e em exames de imagem, tendo em vista que pseudocistos menores que 4cm geralmente apresentam regressão espontânea e, normalmente, não geram complicações. Relatamos o caso de um pseudocisto gigante drenado por cistojejunoanastomose.

Relato de Caso

Paciente masculino, de 55 anos, foi submetido a colecistectomia videolaparoscópica após o segundo episodio de pancreatite biliar. Procurou a equipe de cirurgia geral com queixas de aumento do volume abdominal associado a náuseas e vômitos há 8 meses, além de perda ponderal de 6kg. Foi então solicitado tomografia computadorizada de abdome, a qual evidenciou volumoso pseudocisto pancreático, com efeito de massa determinando a compressão de vísceras abdominais adjacentes, medindo 206X208X160 mm, com volume de 3.6 L. Solicitado CA 19.9, cujo resultado foi de 28,50 U/mL e optou-se pela programação cirurgica. No intra-operatório foi identificado volumosa lesão cisto pancreático aderida ao cólon transverso, sem outras alterações intrabdominais. Realizada a aspiração do conteúdo do cisto, aproximadamente 6 litros, sendo enviado para pesquisa de células neoplásicas. Além disso, foi realizada a biópsia de sua parede e encaminhada para o exame anátomo-patológico (AP). Optado por drenagem do cisto em Y de Roux com alça jejunal e drenagem da cavidade peritoneal. Paciente recebeu alta 7 dias após procedimento. A pesquisa de células tumorais evidenciou-se negativa e o AP resultou em parede fibrosa de cisto pancreático com ausência de malignidade.

Discussão

A suspeita de pseudocisto começa com a anamnese, principalmente se há histórico de pancreatite ou trauma pancreático recente. Em relação à sintomatologia, espera-se que o quadro seja assintomático na maioria dos casos. Os sintomas, quando presentes, costumam ser: dor abdominal, saciedade precoce, dor em região dorsal, náusea, diarreia, distensão abdominal e sintomas secundários à compressão extrínseca de órgãos adjacentes.A Tomografia Computadorizada (TC) com contraste é o exame mais sensível, apesar de não ser muito específico. É importante dizer que pode-se encontrar também achados que sugerem pancreatite crônica como calcificações glandulares, pancreatolitíase e atrofia. As intervenções podem ser divididas em 3 grandes grupos: drenagem percutânea, endoscópica e via cirúrgica (aberta ou laparoscópica). Há alguns estudos que comparam as diferentes intervenções, sendo que existe preferência pela via cirúrgica quando a anatomia é desfavorável, visto que o sucesso da drenagem endoscópica depende muito de seu operador.

Palavras Chave

Pâncreas; pseudocisto, cistojejunoanastomose

Área

PÂNCREAS

Instituições

HOSPITAL GERAL DE CARAPICUIBA - São Paulo - Brasil

Autores

VICTOR EZAKI ALVES SILVA, CAIO FELIPE SBANO LAMOSA, ROBERTO EDUARDO DONOSO RIVERO, MELISSA NICOLE MONTANO ROJAS, FERNANDA MARIA DAMASCENO SHIMADA, PRISCILA PAMELA DA SILVA, BRUNO AMANTINI MESSIAS