Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE FOURNIER SECUNDARIA A CORPO ESTRANHO URETRAL: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Síndrome de Fournier é uma fasciite necrotizante rara, de rápida progressão e potencialmente fatal da região perineal e genital. Consequente à sua fisiopatologia, há invasão e disseminação da microbiota da pele, principalmente por bactérias gram positivas, negativas e anaeróbias (ROJE et al). O tratamento é cirúrgico de urgência, com desbridamento do tecido desvitalizado associado à antibioticoterapia de amplo espectro.

Relato de Caso

Paciente masculino, 55 anos, em situação de rua, alcoolista crônico, é direcionado ao Hospital Municipal de Salvador após observação de edema em pênis e secreção uretral amarelada. Ao exame físico, paciente apresentando Fasceíte Necrosante Pélvica extensa, com acometimento importante de pênis, edema em bolsa escrotal, períneo e região abdominal. Diagnosticado com Insuficiência Renal Aguda estágio II e septicemia. À laparotomia, necrose em região de prepúcio proximal e tecidos profundos, além de corpo estranho (Grampo) em bolsa escrotal. Apesar do amplo desbridamento e realização de hemodiálise e antibioticoterapia, paciente manteve-se com disfunção renal e evoluiu com aumento da leucometria durante os dias subsequentes. Após 8 dias, identificado estado de choque distributivo secundário à SEPSE, com posterior parada cardiorrespiratória, sendo atestado o óbito.

Discussão

O caso em voga reitera dados da literatura que propõem a associação entre um menor tempo de internação e maior taxa de óbitos, justificada pelo controle da infecção e cirurgias repetidas naqueles com mais tempo de internamento. CANDELARIA et al registra média de internação entre sobreviventes(30,9 dias) muito maior que dos óbitos (11,7 dias), além de avaliar a sepse como fator claramente determinante de óbito(p< 0,001). Em revisão integrativa conduzida por AZEVEDO et al, observou-se, em 53,3% dos pacientes que evoluíram ao óbito, presença de doença renal, reforçando-a como um fator prognóstico importante. Ainda, a literatura reforça a maior proporção de homens em relação a mulheres, com estudos que chegam a 10:1. Em um estudo multi institucional realizado por KOUKOURAS et al, a Escherichia coli foi evidenciada em 43.5% dos casos, sendo reforçada como predominante. Ainda no trabalho em questão, há presença de etilismo crônico em 20-60% dos casos. Por fim, a análise proposta por LAOR et al, baseando-se na classificação da gangrena em escore de pontos (FSI - Fournier Severity Index), integra o paciente em questão em um escore de 11, com probabilidade de óbito de 75%.
A Síndrome de Fournier, apesar de todos os avanços terapêuticos atuais, continua apresentando altos índices de mortalidade. As principais causas de morte relatadas foram distúrbio hidroeletrolítico grave, sepse, síndrome do desconforto respiratório do adulto (SDRA) e falência de múltiplos órgãos e sistemas (FMOS). O diagnóstico precoce, juntamente ao esquema antibiótico de amplo espectro mostra-se ser o mais indicado, juntamente ao desbridamento extenso.

Palavras Chave

Síndrome de Fournier
Gangrena de Fournier

Área

UROLOGIA

Instituições

Hospital Municipal de Salvador - Bahia - Brasil

Autores

Carlos André Balthazar da Silveira, Vaner Paulo da Silva Fonseca Pinheiro, Noel Charlles Ribeiro Nunes dos Santos, Rafael Silva Cajazeira, Luís Alberto Marques, André Gusmão