Dados do Trabalho


Título

INFLUENCIA DA NUTRIÇAO PRECOCE NO APARECIMENTO DE DEISCENCIA DE ANASTOMOSE DE DELGADO: RELATO DE CASO

Introdução

As hérnias de parede abdominal e inguinocrurais representam a afecção cirúrgica eletiva mais frequente tanto nos serviços privados quanto nos públicos. As hérnias inguinais são responsáveis por 75% dos casos de hérnia, apresentam maior prevalência em homens e são mais comuns a direita (60%). O quadro clínico geralmente apresenta-se assintomático com abaulamento da região afetada. Em casos de encarceramento, mostram-se irredutíveis e bastante dolorosas. O tratamento é cirúrgico, visando a correção da parede danificada, tendo múltiplas técnicas em vigência.

Relato de Caso

Paciente, feminina, 82 anos, dá entrada em Pronto Socorro por dor abdominal em hemiabdome direito e disúria há 5 horas. Nega outras queixas. Apresenta histórico médico de múltiplas comorbidades, sendo uma delas hérnia inguinal a direita, uso de medicações contínuas, tabagista em abstinência e colecistectomia prévia. Ao exame físico apresenta fáceis de dor, abdômen depressível sem sinais de peritonismo e hérnia inguinal direita endurecida, não-redutível e dolorosa à palpação. Solicitada tomografia computadoriza com contraste e ecografia abdominal, prescrita analgesia com opioide. Na TC, evidência de hérnia inguinal direita com presença de alça de delgado distendida e líquido livre associado. Paciente é encaminhada para laparotomia de urgência. No transoperatório, foi identificada hérnia femoral à direita não-redutível com comprometimento de delgado. Realizado hernioplastia pela técnica de Bassani + McVay e enterectomia com anastomose terminoterminal manual em dois planos. 24 horas após a cirurgia, paciente encontra-se no leite, em NPO, com queixa de desconforto abdominal. Ao exame, FO de bom aspecto, abdome distentido e timpânico e pouca diurese. É iniciada dieta líquida incompleta. Nos 6 dias subsequentes, paciente refere náusea, apresenta distensão abdominal e não refere evacuação, evoluindo para sepse de origem abdominal é encaminhada para UTI, apresenta duas novas intervenções cirurgias, numa delas evidenciando pus na cavidade abdominal e deiscência de anastomose primária em cicatriz de enterectomia, tem piora constante do quadro e dos exames de rotina, evolui para óbito no 15º dia de internação.

Discussão

Pacientes cirúrgicos apresentam processos metabólicos e nutricionais comprometidos. Tendo em vista que a nutrição excessiva ou abaixo do ideal aumentam o risco de morbidade e mortalidade no pós-operatório, o desenvolvimento e a implementação do suporte nutricional representam um dos principais avanços da cirurgia no último século. Os últimos estudos discutem a implementação precoce da dieta no pós-operatório imediato; contudo, fatores como existência de comorbidades prévias, alterações laboratoriais e estado geral do paciente devem ser levados em consideração antes de iniciar o suporte nutricional. Esse relato tem por objetivo questionar a introdução alimentar precoce em uma paciente idosa com múltiplas comorbidades em estado adequado de nutrição.

Palavras Chave

Hérnia inguinal; hérnia encarcerada; laparotomia de urgência; deiscência; nutrição pós-operatória

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Ulbra - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Tuane Silva Sérgio, Guilherme Rodrigues Cruz, Laura Ross Rossi, Mariane Menegat Madruga, Nicole Seger Cunegatti, Larissa Castro Fonseca