Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DE RETALHO DE OMENTO MAIOR PARA RECONSTRUÇAO DE ESTERNO POS OSTEOMIELITE E NECROSE OSSEA: RELATO DE CASO

Introdução

A osteomielite é uma infecção do osso ou da medula óssea com propensão à progressão, geralmente causada por doenças piogênicas, bactérias ou micobactérias. Com uma incidência de cerca de 5% em esternotomias medianas relacionadas a coronariopatias, a osteomielite pode ser agressiva, fazendo com que o uso de retalhos seja necessário no seu tratamento.
O uso de retalho do omento maior, apesar de não ser a primeira opção, tem grande utilidade na cirurgia atual. A transposição do omento maior para cobrir o esterno foi descrita pela primeira vez em 1976 por Lee. Desde então, ele é utilizado em inúmeros casos no campo da cirurgia plástica, especialmente no tratamento de infecções profundas da ferida esternal após cirurgia cardiotorácica.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, pardo, 78 anos, diabético e hipertenso. Realizou cirurgia de revascularização miocárdica há 5 meses, evoluindo com osteomielite de esterno e osteonecrose. Foi submetido à nova cirurgia no Hospital de Base de Porto Velho (RO), após diversos desbridamentos da ferida já terem sido realizados pregressamente pela equipe de cirurgia cardiotorácica. Ao ser avaliado pela equipe de cirurgia plástica, optou por realizar reconstrução com retalho de omento maior pediculado com acesso por laparotomia supraumbilical mediana, efetuou-se exposição do omento e confecção do retalho transferindo-o para o mediastino e após seu posicionamento, a incisão supraumbilical foi fechada. Posteriormente, realizou retirada de enxerto de pele parcial da coxa esquerda para recobrir o retalho e fechar a ferida. Paciente evolui bem no perioperatório e apresentou um pós-operatório sem intercorrências, com boa cicatrização da ferida.

Discussão

Na reconstrução da região torácica, a escolha de músculos locais para confecção de retalho musculares ou miocutâneos (e.g.: músculo peitoral maior) são a primeira opção. Entretanto, em cirurgia plástica, o retalho de omento tem se mostrado eficaz na reconstrução esternal, especialmente em defeitos irregulares ou quando os retalhos musculares falharam. Além disso, o estudo de Van Wingerden demonstrou que o uso do retalho de omento pode estar associado a menor mortalidade e menos complicações pós-operatórias.
Diversos estudos demonstraram que sua maior vantagem é o comprimento do pedículo, que pode ser facilmente alongado com a divisão de arcadas internas, permitindo a cobertura de feridas no mediastino, parede torácica anterior, lateral e posterior. Desta forma, indo em consonância com as pesquisas apresentadas, este caso optou por realização de retalho de omento visando menor mortalidade e complicações futuras, além de recobrir totalmente o local afetado por osteomielite e necrose.

Palavras Chave

Omento, retalho cirúrgico, osteomielite, cirurgia plástica

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Universidade de Rio Verde - Goiás - Brasil

Autores

Pedro Augusto Carrijo Nunes, Andressa Ribeiro da Costa, Laíne Ribeiro Antonelli, Karinny Guimarães Couto, Iuri dos Santos Barros Viana, Elson Taveira Adorno Filho