Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇAO JEJUNO-JEJUNAL EM ADULTO COMO CAUSA DE ABDOME AGUDO OCLUSIVO. UM RELATO DE CASO.

Introdução

Quadros de Intussuscepção Intestinal (II) são frequentemente encontrados na faixa pediátrica, entretanto, são raros na população adulta, em que representam em torno de 1-5% dos casos de Abdome Agudo Oclusivo (AAO). Visto a pontualidade e dificuldade de manejar uma II fora da faixa pediátrica, mesmo por cirurgiões experientes, esse relato trata de uma paciente adulta, com quadro de AAO, na qual a hipótese de II foi levantada pelo exame físico, reforçada pelos achados da Tomografia Computadorizada (TC) e confirmada no intraoperatório.

Relato de Caso

D.G, 23 anos, feminino iniciou quadro de dor abdominal difusa, de leve intensidade há 15 dias, associada a disúria, polaciúria e pico febril isolado. Evoluiu com piora da dor e episódios de vômitos, foi encaminhada ao nosso serviço onde foram realizados exames laboratoriais (inalterados) e medicações sintomáticas. Após a melhora, foi liberada, contudo, retornou em 2 dias com piora do quadro, associada a parada de eliminação de flatos e fezes, náuseas e vômitos biliosos. Ao exame físico: abdome discretamente distendido, timpânico em andar superior, doloroso difusamente, massa supraumbilical à esquerda palpável. Dos exames: elevação de PCR (64,7), ausência de leucocitose ou demais alterações e imagem sugestiva de II à TC abdominal. Indicada laparotomia exploradora e identificada distensão de delgado com sinais de isquemia próximos ao ângulo de Treizt, determinando o ponto de invaginação. Ressecado aproximadamente 40cm do jejuno com anastomose primária latero-lateral jejuno-jejunal a 5cm do ângulo de Treitz. A paciente evoluiu sem compllicações com alta no 4º PO.

Discussão

A II é descrita como o prolapso de um segmento intestinal em direção ao segmento adjacente, seja anterior ou posteriormente. No que tange a topografia, 90% dos casos ocorrem em nível de intestino delgado, assim como no relato descrito, ou cólon, os 10% restantes envolvem estômago ou estoma intestinal. O quadro é comum na infância com apresentação geralmente benígna e primária, manifestado por uma tríade clássica composta por dor abdominal, massa abdominal palpável e fezes em “geléia de framboesa” com resolução após a redução pneumática ou hidrostática em 80% dos casos. Por outro lado, a manifestação no adulto usualmente é secundária a uma patologia ou de origem idiopática, como no caso relatado. Pode se manifestar de forma aguda, sub-aguda ou crônica, segundo o tempo de evolução, e se apresenta com sintomas de AAO, sendo a tríade clássica raramente encontrada, o que contribui para a dificuldade diagnóstica e justifica a liberação da paciente na primeira avaliação. Como auxílio diagnóstico, a TC é o exame mais sensível. O tratamento é cirúrgico em quase a totalidade dos casos com Laparotomia/Videolaparoscopia a depender da condição clínica do paciente e a experiência do cirurgião com a modalidade. O inventário da cavidade no intraoperatório, entre outros fatores individualizados, define cada caso quanto à redução ou ressecção do segmento acometido.

Palavras Chave

intussuscepção intestinal; laparotomia; jejuno

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA - São Paulo - Brasil

Autores

André Claudio Rocha, Yordanis Cruz Matos, Diego de Oliveira Ros, Inaia Lukachak da Mata, Victor Araki, Rodrigo Fernandes Cacere, Helen Caroline Magalhes Costa, Luciano Coelho Duarte