Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇAO EM ADULTOS: UM RELATO DE CASO

Introdução

A intussuscepção é definida como a invaginação de um segmento intestinal em direção a outro segmento adjacente distal. Esta ocorrência é menos comum em adultos quando comparada com a população pediátrica. Os adultos dificilmente apresentam os sintomas típicos observados em crianças, o que dificulta seu diagnóstico clínico, sendo a etiologia de causa idiopática, maligna ou benigna. O objetivo do presente trabalho é relatar o caso de paciente diagnosticado com intussuscepção intestinal causada por lesão sugestiva de tumor ileal.

Relato de Caso

Paciente feminina, 50 anos de idade, foi transferida de outro hospital para avaliação devido à queixa de dor abdominal difusa tipo cólica há 8 dias, pior em andar inferior do abdome, associada à náuseas, vômitos e parada de eliminação de fezes e flatos. Procurou serviço de Pronto-Socorro anteriormente, sendo prescrita hidratação e sintomáticos, porém sem melhora. Referiu ser diabética, em uso de metformina. Ao exame físico, apresentou abdome distendido, doloroso difusamente, sem defesa, descompressão brusca negativa e diminuição de ruídos hidroaéreos. Na admissão, foram solicitados exames laboratoriais e de imagem.A radiografia de abdome evidenciou distensão de alça de delgado com sinais de “empilhamento de moedas” e nível hidroaéreo. Na tomografia de abdome e pelve, visualizou-se imagem compatível com invaginação intestinal no nível do hipocôndrio/flanco direito, acometendo alças de delgado e promovendo distensão à montante. No segundo dia de internação, foi submetida à laparotomia exploradora com estudo anatomopatológico e imunoistoquímico do produto de enterectomia, os quais evidenciaram presença de pólipo inflamatório sem sinais de malignidade.

Discussão

A intussuscepção intestinal é um evento raro em adultos e apresenta diversidade em vários aspectos quando comparada à ocorrência do mesmo quadro em crianças. O local mais frequente de ocorrência é o intestino delgado, sendo menor o acometimento do cólon, porém pode ser identificado em qualquer parte do trato gastrintestinal. Entre as causas relacionadas como responsáveis pela intussuscepção de intestino delgado, destacam-se lesões orgânicas malignas em 30% dos casos, sendo estas correlacionadas em mais de 50% nos casos de invaginação do intestino grosso. Em relação às lesões benignas, destacam-se os hamartomas associados à Síndrome de Peutz-Jegher e os lipomas. O tratamento padrão ainda não está definido, porém é consenso que a laparotomia exploradora está indicada na suspeição de intussuscepção a fim de identificar a lesão orgânica associada ao quadro e a extensão da ressecção deve ser avaliada particularmente em cada paciente. Ademais, faz-se necessária a investigação anatomopatológica pós-operatória de causas tumorais devido à alta incidência de neoplasia relacionada a essa ocorrência.

Palavras Chave

intussuscepção; intestino delgado; laparotomia; abdome agudo obstrutivo; tumor; pólipo.

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Centro Universitário das Américas - São Paulo - Brasil

Autores

Nathana Santos Moura, Nathalia Baptista Franco da Silva, Pablo Luís da Silva, Wellington Rodrigues Rigon, Juana Maria Camara Rios Portales Marcos, Hisashi Aoyagi