Dados do Trabalho


Título

RESSECÇÃO VIDEOLAPAROSCÓPICA DE CISTO DE COLÉDOCO

Introdução

Cistos de colédoco são considerados afecções infrequentes na idade adulta. Costumam evoluir com dilatações das vias biliares intra e/ou extra-hepáticas, geralmente associadas a dor abdominal, massa abdominal palpável e icterícia. Em adultos, em geral são diagnosticados após algum tipo de processo inflamatório da via biliar.

Relato de Caso

J. M. A., 35 anos, sexo feminino, parda, proveniente de Teresina Piauí, normotensa, usuária de ACO, iniciou há 2 dias quadro de epigastralgia e plenitude pós-prandial levando a urgência. Ao exame físico apresentava-se em regular estado geral, eupnéica em ar ambiente, normocorada, anictérica, IMC 24, aparelho respiratório normal, aparelho cardiovascular normal, abdome flácido, indolor, fígado palpável a 3cm do rebordo costal direito, sem demais visceromegalias e ou massas palpáveis. Realizou ultrassonografia do abdome que evidenciou lesão cística no colédoco e posteriormente ressonância nuclear magnética confirmando cisto de colédoco de aproximadamente 9,0x8,0cm repleto de cálculos no seu interior, (Classificação I de Todani).

Discussão

As opções terapêuticas dependem da classificação do cisto de colédoco, todas voltadas para evitar complicações do refluxo pancreato-biliar proposto por Babbitt. A ressecção da lesão cística do colédoco mais a reconstrução com hepatico jejunostomia é uma excelente proposta cirúrgica,podendo ser realizada por via aberta ou por cirurgia minimamente invasiva. A ressecção videolaparoscópica do cisto de colédoco é uma boa opção cirúrgica,segura e factível realizada por equipe treinada em cirurgia minimamente invasiva avançada.

Palavras Chave

cisto do colédoco,hepaticojejunostomia,laparoscopia

Área

VIAS BILIARES

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFPI - Piauí - Brasil

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, PAULO MOURA DE ARAUJO, FABRÍCIO INÁCIO DE MORAES NASCIMENTO, RURION CHARLES DE SOUZA MENESES