Dados do Trabalho


Título

DUODENOPANCREATECTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA POR ADENOCARCINOMA DE PAPILA DUODENAL

Introdução

As neoplasias benignas da ampola de Vater são raras. Essas lesões têm propensão à degeneração maligna de 35 a 55% e podem ter tamanho relativamente grande em diâmetro, em geral sendo notadas por sintomas de hemorragia digestiva, obstrução intestinal ou icterícia obstrutiva. A duodenopancreatectomia é um procedimento cirúrgico tecnicamente desafiador, com uma incidência de complicações pós-operatórias variando de 30% a 61%. O procedimento requer experiência de alto nível, e para minimizar complicações relacionadas à cirurgia uma padronização de alta qualidade é imperativa.

Relato de Caso

M. R. A., 58 anos, sexo masculino, negro, proveniente de Teresina Piauí, hipertenso, iniciou há 2 meses quadro de epigastralgia e plenitude pós- prandial associado a icterícia flutuante. Ao exame físico apresentava-se em regular estado geral, eupnéico em ar ambiente, hipocorado (1+/4+), ictérico (+2/+4), emagrecido, aparelho respiratório normal, aparelho cardiovascular normal, abdome flácido, indolor, fígado palpável a 2cm do rebordo costal direito, sem demais visceromegalias e ou massas palpáveis. Realizou ressonância magnética do abdome que evidenciou dilatação das vias biliares com obstrução do ducto colédoco em topografia de papila duodenal. Duodenoscopia mostrou lesão vegetante exofítica em ampola de Vater. Realizado biópsia da lesão, guiada por endoscopia confirmando adenocarcinoma de papila duodenal. O paciente foi submetida à duodenopancreatectomia videolaparoscópica sem intercorrências com duração de 8 horas, e permanecendo em UTI até o 4º dia de pós-operatório,recebendo alta hospitalar no 10 dia pós operatório.

Discussão

O Tumor de papila duodenal é um tumor com intercurso indolente no trato gastrointestinal com elevada morbidade. A duodenopancreatectomia videolaparoscópica possui resultados satisfatórios no tratamento dos tumores periampulares com uma equipe treinada em cirurgia laparoscópica avançada.

Palavras Chave

tumor de papila , duodenopancreatectomia,laparoscopia

Área

PÂNCREAS

Instituições

HHOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFPI - Piauí - Brasil

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, PAULO MOURA DE ARAÚJO, FABRÍCIO INÁCIO DE MORAES NASCIMENTO, RURION CHARLES DE SOUZA MENESES