Dados do Trabalho


Título

ESOFAGECTOMIA POR ESTENOSE CÁUSTICA LESÃO ACIDENTAL – TORACOSCOPIA E VIDEOLAPAROCOPIA.

Introdução

A ingestão de substâncias cáusticas e corrosivas é ainda motivo de preocupação em nosso meio pela gravidade dos casos. Em virtude do seu fácil acesso, já que estão presentes em vários produtos de uso doméstico, a ingestão proposital ou acidental ocorre frequentemente. Nos EUA a frequência de ingestão de agentes químicos é de 5000 a 15000 pacientes novos ao ano. A incidência é bimodal, com aproximadamente 75% de indivíduos com idade abaixo de 5 anos. A população restante é constituída de adultos jovens acima de 21 anos e apenas 4% dos casos encontram-se entre 6 e 15 anos.

Relato de Caso

C. R. S. B., 48 anos, sexo masculino, hipertenso, após ingesta acidental de soda cáustica (45 dias) evolui com estenose severa de toda a extensão do esôfago. Ao exame físico apresentava-se em regular estado geral, eupneico em ar ambiente, hipocorada (1+/4+), emagrecido, aparelho respiratório normal, aparelho cardiovascular normal, abdome flácido, indolor, fígado palpável a 2cm do rebordo costal direito, sem demais visceromegalias e ou massas palpáveis. Realizado Jejunostomia prévia 30 dias antes da cirurgia para melhora do estado nutricional. Evolui com aceitação restrita de líquidos via oral e após melhora nutricional programado procedimento. Recebeu dieta por SNE no 2o PO e aceitação da dieta oral líquida no 7o dia após teste com azul de metileno, recebendo alta no 11o dia de internação.

Discussão

A estenose cáustica de esôfago é uma causa frequente de estenose esofágica. A esofagectomia é necessária como tratamento na maioria dos casos graves. Conclusão: A esofagectomia por videotoracoscopia e a confecção do tubo gástrico por videolaparoscopia é segura e factível com equipes treinadas em procedimentos avançados em cirurgia minimamente invasiva.

Palavras Chave

estenose esofágica,toracoscopia,laparoscopia

Área

ESÔFAGO

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFPI - Piauí - Brasil

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, PAULO MOURA DE ARAÚJO, FABRÍCIO INÁCIO DE MORAES NASCIMENTO, RURION CHARLES DE SOUZA MENESES