Dados do Trabalho


Título

BISSEGMENTECTOMIA II-III +RESSECÇÃO LOBO CAUDADO VIDEOLAPAROSCÓPICA

Introdução

As neoplasias malignas do fígado e das vias biliares intra-hepáticas representam, em conjunto, a terceira causa de óbito por câncer no mundo, ocupando a quinta posição entre os tipos mais comuns nos indivíduos do sexo masculino e a sétima nos do sexo feminino. A maioria dos casos (cerca de 85%) ocorre nos países em desenvolvimento, particularmente no sexo masculino e em determinadas regiões da África Subsaariana e do sudeste da Ásia. Estimou-se para o ano de 2008 a ocorrência de quase 694 mil óbitos no mundo em decorrência dessas neoplasias. No Brasil, entre os anos de 1979 e 2008, o câncer de fígado esteve na sétima posição entre as causas de óbito por câncer entre as mulheres, ao passo em que, nos homens, ele passou da oitava colocação no período de 1979 a 1983 para a sexta entre 2004 e 2008 2. Nos anos subsequentes, 2009 e 2010, o número de óbitos registrados foi de 7.580 e 7.721, o que representou 4,4% e 4,3% dos óbitos entre todas as neoplasias malignas.

Relato de Caso

Paciente sexo feminino, 66 anos, procedente de Canto do Buriti -PI, com história de dor em hipocôndrio direito com irradiação para dorso e dispnéia aos grandes esforços há cerca de 1 ano, com piora dos sintomas para dor abdominal diária com necessidade de analgesia e dispneia aos mínimos esforços há cerca de 45 dias. Paciente realizou ultrassonografia que demonstrou nódulos hepáticos, sendo encaminhada ao Hospital Universitário de Teresina, onde realizou tomografia que evidenciou quatro nódulos hepáticos,assim distribuídos: no segmento IV de 3.6 x 3.0 cm, II e III de 13.2 x 9.0cm, no lobo caudado determinando efeito compressivo sobre a veia cava interior e a veia porta de 8.5 x8.1 cm, e no VII de 1.2 cm. Sendo realizada hepatectomia parcial videolaparoscopica, paciente permaneceu internada em leito de terapia intensiva até o segundo dia de pós operatório, não utilizou drogas vasoativas, teve resolução dos sintomas de dispneia. Resultado do anatomopatológico foi de neoplasia maligna pouco diferenciada. Paciente foi encaminhada para tratamento complementar com a oncologia.

Discussão

As ressecções hepáticas menores (retirada de até dois segmentos hepáticos) são considerados de baixo risco para descompensação da função hepática, com risco de óbito inferior a 5%. A opção pela realização de hepatectomias por laparoscopia é factível e segura com equipe treinada em procedimentos complexos.

Palavras Chave

hepatectomia,laparoscopia

Área

FÍGADO

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFPI - Piauí - Brasil

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, PAULO MOURA DE ARAÚJO, FABRÍCIO INÁCIO DE MORAES NASCIMENTO, RURION CHARLES DE SOUZA MENESES