Dados do Trabalho


Título

GASTRECTOMIA PARCIAL ADENOCARCINOMA DE ANTRO

Introdução

O câncer gástrico é a mais comum das neoplasias malignas do aparelho digestivo e ocupa o segundo lugar entre todos os cânceres do homem e o quarto entre as mulheres. No sexo masculino é suplantado apenas pelos tumores de pele e, no feminino, pelos tumores de pele, colo de útero e mama. Representa 10% dos casos de neoplasia maligna entre os homens e 4%, entre as mulheres. É mais frequente no homem, na proporção de 2:1.

Relato de Caso

C.G.S, 64 anos, masculino, ex-tabagista e etilista social. Apresentou um quadro de perda de peso de 6 kg em 1 mês e seguido de náuseas e vômitos, melena e saciedade precoce. Ao exame físico apresentava-se emagrecido, abdômen normotenso, sem visceromegalias. Foi submetido a uma endoscopia digestiva alta que mostrou uma lesão elevada, sangrante em antro gástrico, sendo realizado biopsia que demonstrou uma adenocarcinoma do subtipo intestinal. O mesmo foi estadiado com tomografia computadorizada de tórax e abdômen que não evidenciou doença metastática ou ascite. Paciente foi submetido a uma gastrectomia subtotal mais linfadenectomia D2 por videolaparoscopia com reconstrução em Y de Roux com boa evolução clínica, tendo alta hospitalar no 5 dia de pós-operatório.

Discussão

O adenocarcinoma gástrico é responsável por cerca de 95 % dos casos de tumor do estômago. Sendo mais frequente em sua maioria, homens por volta de 60-70 anos, sendo que no Brasil o câncer do estômago é o terceiro mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. A realização de uma gastrectomia subtotal e linfadenectomia D2 por laparoscopia em tumores gástricos não avançados podem ser realizados pela técnica da videolaparoscopia com cirurgiões bem treinados com bons resultados oncológicos aceitáveis.

Palavras Chave

câncer gástrico,laparoscopia

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFPI - Piauí - Brasil

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, PAULO MOURA DE ARAÚJO, FABRÍCIO INÁCIO DE MORAES NASCIMENTO, RURION CHARLES DE SOUZA MENESES