Dados do Trabalho


Título

ENSINO EM CUIDADOS PALIATIVOS EM UMA ESCOLA MEDICA DA BAHIA

Introdução

Cuidados paliativos (CP) são praticas que fazem parte da rotina do ambiente hospitalar e visam promover maior conforto aos pacientes de modo que eles enfrentem o final da vida de forma digna e com qualidade. Deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar de modo a integrar a família e estimular o paciente a ser mais ativo. Na sala de emergência, por não se dispor de tempo suficiente para atender plenamente todas as demandas que um paciente em fase final da vida possui ou alterar desfechos agudos desses pacientes, a assistência dos Cuidados Paliativos pode ser ainda mais desafiadora. Os pilares dos princípios do CP à realidade do serviço de emergência englobam controle da dor e intensivo dos sintomas, comunicação eficaz, trabalho em equipe, ajuste do tratamento de acordo a reversibilidade do quadro agudo e valores do paciente, não antecipar ou adiar a morte.

Relato de Caso

Este relato de experiência tem como objetivo avaliar a influência e o impacto do componente curricular Medicina Paliativa nas atividades acadêmicas dos docentes em uma faculdade médica na Bahia. Medicina Paliativa passou a ser componente curricular obrigatório em uma faculdade médica na Bahia a partir do ano de 2019. A disciplina possui uma carga horária de 52 horas e é cursada pelos estudantes de medicina do 8º período. De caráter teórico- prático, a matéria é composta por aulas com os seguintes temas: cuidado paliativo e tanatologia, comunicação de más notícias, espiritualidade em saúde, auto-cuidado, manejo da dor com uso de opioides, bioética e legislação, entrevista guiada com paciente e entrevista guiada com familiar. Além de visitas em hospital privado terciário de alta complexidade em Salvador, onde os estudantes acompanhavam pacientes sob cuidados paliativos internados em UTI e reuniões com paliativista e seus familiares.

Discussão

A introdução da disciplina foi muito enriquecedora no âmbito de desmistificar o processo de morte e de morrer que não é tão abordada no ensino médico, uma vez em que o treinamento majoritário é o de salvar vidas, ainda mais em um contexto da emergência. No entanto, os CP também são necessários para o atendimento integral ao paciente em situações de urgência e emergência, seja no manejo da dor, no reconhecimento do quadro clínico que indique ameaça a continuidade da vida ou irreversibilidade de uma situação aguda ou até mesmo em uma breve diretiva antecipada de vontade, como ordem de não reanimar ou aplicação de medidas fúteis, no sentido de estimular a autonomia do paciente nesse processo tão individual e único que é o de morrer.

Palavras Chave

Ensino em cuidados paliativos; Educação em analgesia; Manejo dos sintomas; Paciente com dor aguda

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Marcela Arimatéa Cabral, Ivana Ramos Santos