Dados do Trabalho


Título

APENDICITE AGUDA COMPLICADA DURANTE A PANDEMIA COVID-19: RELATO DE CASO

Introdução

Apendicite aguda é a causa mais comum de abdome agudo inflamatório na população jovem. O tratamento padrão, com melhores resultados, continua sendo o tratamento cirúrgico, enquanto alternativas são opções em alguns casos. Durante a pandemia de COVID-19 o acesso reduzido ao sistema de saúde para pacientes não-COVID pode retardar o diagnóstico de apendicite aguda, tornando mais frequente a apresentação do quadro com complicações. Apesar da mortalidade cirúrgica elevada em pacientes infectados por Sars-Cov-2, observamos que os pacientes podem se beneficiar da apendicectomia laparoscópica, sem aumento significativo do risco à equipe assistente, com redução do tempo de internação hospitalar e baixa morbimortalidade geral.

Relato de Caso

Masculino, 28 anos, previamente hígido, procurou PS com dor abdominal, mal estar e calafrios há 07 dias. Admitido em regular estado geral com dor em fossa ilíaca direita, sem outros sintomas. Tomografia de abdome evidenciando apendicite aguda complicada, com presença de fecalito e coleção bloqueada medindo 3 x 4 x 5 cm na ponta do apêndice. Na transição toracoabdominal foram vistas opacidades em vidro fosco suspeitas para COVID-19. Três semanas antes do quadro de apendicite aguda o paciente apresentou quadro gripal com pesquisa de PCR para Sars-Cov-2 em swab de orofaringe positiva, sem necessidade de internação hospitalar. No 8º dia após início dos sintomas de apendicite foi transferido para o centro de referência do Hospital das Clínicas e submetido a apendicectomia videolaparoscópica, sem intercorrências. No intraoperatório foi observada perfuração bloqueada do apêndice na loja da coleção purulenta. O apêndice apresentava-se necrosado e perfurado em seu ⅓ distal, sendo necessário dissecção cuidadosa para liberação das aderências. O tratamento do coto apendicular foi realizado com hem-o-lock dourado. Paciente extubado no pós-operatório imediato, com boa aceitação da dieta poucas horas após a cirurgia e alta no 1º dia de pós-operatório.

Discussão

Devido a pandemia de COVID-19, os pacientes têm encontrado dificuldades para atendimento médico especializado para patologias não-COVID. Apesar do receio da comunidade científica quanto a contaminação e disseminação do vírus durante a laparoscopia, além de possíveis dificuldades de extubação em pacientes com COVID-19 e aumento de morbimortalidade evidenciado em algumas séries de casos, observamos bons resultados ao realizar a apendicectomia laparoscópica neste paciente. O procedimento apresenta risco controlado para a equipe assistente e bom resultado para o paciente, sendo necessário tomar algumas precauções: uso adequado de equipamentos de proteção individual (máscara N95, face shield e material padrão) e filtro laparoscópico. O tratamento padrão de apendicite aguda parece continuar sendo adequado mesmo em pacientes com COVID-19, com redução do tempo de permanência hospitalar e baixa morbimortalidade.

Palavras Chave

Apendicite aguda complicada. COVID-19. Apendicectomia videolaparoscopica.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

ICHC - São Paulo - Brasil

Autores

Henrique Simonsen Lunardelli, Jones Pessoa dos Santos Junior, Alvaro Vicente Alvarez Pezzano, Sergio Dias do Couto Netto, Carlos Augusto Menegozzo, Sergio Henrique Bastos Damous, Roberto Rasslan, Edivaldo Massazo Utiyama