Dados do Trabalho


Título

PNEUMOPERITONIO IDIOPATICO SEM TRATAMENTO CIRURGICO?

Introdução

Pneumoperitônio é uma condição que indica gás livre intraperitoneal e frequentemente é associado com indicação de exploração cirúrgica para tratamento da causa. A presença de pneumoperitônio se associa a perfuração em vísceras ocas, levando a dor abdominal difusa / peritonite, abdome em tabua, podendo estar presente o sinal de Jobert.
Será relatado um caso de pneumoperitônio pós intubação orotraqueal (IOT) e ventilação com pressão positiva (VPP) em paciente com neoplasia de laringe (estádio IV), desencadeado após necessidade de VPP, o qual houve indicação cirúrgica pela equipe médica, porém sem achado intraoperatório que justificasse a imagem vista nos exames realizados.

Relato de Caso

Paciente feminina de 63 anos, ex tabagista, diagnosticada com lesão em laringe com epicentro em supraglote esquerda associada à adenomegalia cervical homolateral, Estadio T4aN2aM0. Com proposta de biópsia em Centro Cirúrgico, após intubação orotraqueal (IOT), evoluiu com broncoespasmo severo. Optado por extubar a paciente e realizar passagem de cânula orofaríngea associada à ventilação com pressão positiva. Houve nova tentativa de IOT, porém com dúvidas sobre uma possível intubação esofágica. Realizada traqueostomia sem outras intercorrências.
Em recuperação na enfermaria, apresentando distensão abdominal gasosa, foi submetida a uma radiografia de tórax, devido a manipulação intensa de via aérea. A imagem evidenciou pneumoperitônio, sem alterações torácicas. Fora mantida em observação devido sua estabilidade hemodinâmica e ausência de clinica de Abdome Agudo. Realizou uma TC de Abdome que ratificou o pneumoperitônio e não demonstrou liquido livre ou possível sinais de perfuração de vísceras ocas.
Optado por realizar uma videolaparoscopia, que não localizou perfurações, contaminações na cavidade ou bloqueios. Ficou com dreno abdominal e mesmo apos administração de corante via oral no 1º P.O., não houve extravasamento pelo dreno.
A paciente evoluiu bem e teve alta.

Discussão

Há poucos relatos que abordem o tema da presença do pneumoperitônio sem sinais e sintomas que sejam compatíveis com o achado de imagem. Assim, fala-se pouco no pneumoperitônio idiopático no paciente sem alterações clínicas. Além disso, discute-se a possibilidade de se adotar uma postura conservadora frente a casos de pneumoperitônios sem repercussões clínicas, apesar do achado dogmático para os cirurgiões: pneumoperitônio em paciente sem abordagem cirúrgica recente igual a exploração cirúrgica. Todavia, acreditamos que no caso de um pneumoperitônio idiopático e sem repercussões sistêmicas ao paciente, esta conduta deva ser repensada.
Sugerimos aqui, que o exame físico, os sinais e sintomas apresentados pelo paciente sejam levados em conta, assim como sua condição hemodinâmica, para se adotar uma postura cirúrgica, poupando o paciente de abordagens exageradas ou desnecessárias, indicando-se corretamente cirurgias. O paciente e seu quadro clínico sempre devem estar em primeiro lugar na hora de tomar uma conduta médica.

Palavras Chave

Pneumoperitônio; Idiopático; Cirurgia; Conservador.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

Nícolas Fernando Rocha, André Lanza Rizzo, Gabriela Nascimento Cruz, João Vitor Soares VIcentini, Paulo Vitor Sola Gimenes, Allan Rodrigues de Morais, Marcel Arouca Domeniconi, Rafael Luis Luporini