Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: CARCINOMA BASOCELULAR, ATUAÇAO ACADEMICA NA CIRURGIA PLASTICA

Introdução

O carcinoma basocelular (CBC) é um tumor cutâneo maligno, sendo o mais frequente na população mundial. O número de casos é mais expressivo em países onde a população possui características fenotípicas mais claras com fototipos I e II de Fitzpatrick. Também é observada uma frequência maior de casos no sexo masculino, explicado por escolhas profissionais. Em relação à idade, o quadro é mais comum em idosos, com destaque após 60 anos. O CBC evolui como consequência da ação dos fatores ambientais e genéticos. A mutação do gene Patched hadgehog (PTCH) é responsável pela propensão genética, ocorrendo a perda da expressão do gene supressor tumoral. Além desse panorama, os fatores de risco para o CBC são: exposição aos raios ultravioletas, história familiar de CBC e exposição crônica a agentes mutagênicos químicos e físicos. O CBC normalmente está localizado em áreas expostas a radiação solar, sendo 74% na cabeça e colo. É um tumor que afeta as células basais da epiderme, tem crescimento lento e pouco potencial metastático, porém evolui de forma invasiva no local afetado.

Relato de Caso

Paciente relata que lesão não apresentava dor e prurido, não era recorrente e apresentava sangramento aos mínimos atritos. Ao exame observava-se lesão ulcerada em região malar direita, endurecida, eritematosa, com bordas elevadas, de aproximadamente 1 cm de diâmetro. Não havia lesões cutâneas semelhantes em outras áreas do corpo e não possuía linfonodos palpáveis. Foi realizada exérese da lesão sob anestesia local com vasoconstritor, com margem de 0,3 cm mais anatomopatológico e reconstrução de região malar com retalho nasogeniano em V-Y pelas internas sob supervisão do preceptor. O anatomopatológico demonstrou a presença de proliferação de ninhos de células basalóides com núcleos anisomorfos, os quais infiltram a derme, em ninhos, tipo falange, confirmando o diagnóstico de CBC, com margens cirúrgicas da ressecção livres de tumor. O paciente apresentou boa evolução pós-operatória, sem sinais de recidiva.

Discussão

Para um manejo adequado desses pacientes, principalmente em regiões com alta prevalência como no interior de São Paulo, é indispensável o domínio do câncer de pele não melanoma mais frequente. Visto isso, foi de extrema importância o contato durante o período do internato com o caso clínico, possibilitando a identificação e exérese da lesão por internas com uma boa resposta ao tratamento.

Palavras Chave

Carcinoma basocelular; Neoplasias cutâneas; Retalho nasogeniano; Retalhos cirúrgicos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Centro Universitário Estácio - São Paulo - Brasil

Autores

Samilly Laissa de Oliveira Alves, Gabriela Diniz Mussi, Isabela Cristina Silva Lima, Joyce Roncolato Bisinoto, Stella Custódio Godinho, Paulo Estefano Germano