Dados do Trabalho


Título

ANGIO-TC NA AVALIAÇÃO PRE-OPERATÓRIA COMO PREDITOR DE TEMPO CIRÚRGICO PARA DIEP

Objetivo

Analisar a Angio-TC como preditor do tempo cirúrgico para DIEP (Deep Inferior Epigastric Artery Perforator) quando realizada na avaliação pré-operatória.

Método

Foram utilizados como materiais numéricos, os dados apresentados pelas pacientes do Royal Perth Hospital-Departament Division of Plastic Surgery, na Austrália, entre os meses de Janeiro a Dezembro de 2017. As pacientes no presente estudo, apresentavam uma faixa etária entre 31 e 69 anos, com uma média calculada de 47 anos. Foram considerados critérios de inclusão para o estudo:mulheres mastectomizadas, entre 31 e 69 anos, que foram submetidas a reconstrução mamaria no Hospital Royal Perth no período de Janeiro a Dezembro de 2017, após o a realização de uma Angio-TC pre operatória. Foram avaliadas um total de 104 mastectomias, sendo 22% mastectomia unilateral com reconstrução cirúrgica, 14% mastectomia bilateral com reconstrução cirúrgica, e 64% mastectomias sem nenhuma reconstrução. De acordo com esses dados, do total de pacientes mastectomizadas, em 19 pacientes aptas a reconstrução da mama utilizou-se o retalho técnico DIEP, no qual foram submetidas a um planejamento pré-operatório, obtido pelo estudo radiológico das artérias perfurantes disponibilizado pela análise rica em detalhes da Angio-TC contrastada. Além disso, foram sujeitas a uma avaliação intra operatória, a fim de avaliar o tempo cirúrgico e alguma intercorrência ou variável cirúrgica específica em cada uma delas, e por fim, o estudo pós-operatório, no intuito de acompanhar possíveis complicações advindas da cirurgia e avaliar o estado geral do paciente operado como um todo.

Resultados

De acordo com os achados dentro dos critérios de inclusão, os resultados da avaliação pre operatória com Angio-TC indicaram que a média do número de artérias perfurantes apresentado pelas pacientes era de 5,3, em que 41% possuíam um bom calibre, 24,4% moderado e 34,6% pequeno calibre. Em relação ao tempo cirúrgico, foi observado que quando o número médio de artérias perfurantes na Angio-TC menor que quatro, houve uma redução média de 34 minutos do tempo total de cirurgia. Porém, quando o número foi maior ou igual a cinco artérias, houve um acréscimo médio de 34 minutos, totalizando uma média de 482 (p<0,01) e 551 minutos totais de cirurgia, respectivamente. Sendo o tempo médio cirúrgico de 517 minutos (p<0,05). Em 31% dos casos foi observada alguma complicação dos critérios menores, tais como: infecção pós-operatória, deiscência, uso da veia cefálica, lesão de vaso intra-operatório e hematoma pós-operatório. Não foi observado nenhum caso com complicação de critério maior.

Conclusões

O uso da Angio-TC pre operatória para avaliação das artérias perfurantes na aplicação da técnica DIEP para reconstrução mamaria é essencial ao visar a redução do tempo cirúrgico. Com menos de quatro artérias perfurantes visualizadas ao exame radiológico, há uma redução em 34 minutos do tempo cirúrgico, ao passo que, com cinco ou mais artérias, o tempo total da cirurgia aumenta em 34 minutos.

Palavras Chave

Angio-CT; DIEP; mastectomia; duração; microcirurgia; mastectomy; microsurgery

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

João Vitor Moraes Pithon Napoli, Monique Pinto Saraiva Oliveira, Jose Vinicius Silva Martins, Maria Eduarda Penachio Sarmento, Gabriela Ducioni Matos