Dados do Trabalho


Título

DESCOBERTA ATIPICA DE OVARIO EM HERNIA DE CANAL DE NUCK DE URGENCIA EM LACTENTE

Introdução

A hérnia inguinal por deslizamento é definida como uma hérnia que tem como conteúdo o seu próprio mesentério. Um exemplo é a herniação do canal de Nuck, uma entidade rara, com poucos relatos na literatura. Aproximadamente 15 a 20% dessas hérnias contém o ovário no saco herniário, às vezes juntamente com a trompa de Falópio e o útero. A apresentação clínica de uma massa palpável no lábio maior, assintomática, sugere essa entidade como hipótese diagnóstica. Se não tratada, pode ocorrer o encarceramento ou a torção do ovário, urgências pediátricas que podem causar atrofia das gônadas, sendo o ovário o órgão mais frequente de sofrer essa complicações. O objetivo do presente relato é narrar um caso em que houve a descoberta de ovário em hérnia de Nuck encarcerada em paciente pediátrico com base nas escassas referências bibliográficas atuais.

Relato de Caso

Lactente de 11 meses, sexo feminino, comparece ao serviço com tumefação em região inguinal e lábio maior esquerdo, sem outros sinais, há aproximadamente 24 horas. Foi feito diagnóstico de hérnia inguinal encarcerada. A conduta imediata foi a tentativa de redução da hérnia, porém, sem sucesso. Então, paciente foi encaminhada para o Bloco Cirúrgico, realizado incisão de Fellizet de 3 cm à esquerda, paralela ao ligamento inguinal. O achado intraoperatório foi um conteúdo seroso e a presença do ovário esquerdo viável no saco herniário, com ausência de alças intestinais e anexos. O ovário foi preservado, pois não havia sinais de comprometimento isquêmico. A herniorrafia inguinal foi feita pela técnica de Marcy. Houve boa evolução pós-operatória.

Discussão

O processo vaginal é acompanhado pelo ligamento redondo do útero e passa pelo canal inguinal em direção ao lábio maior. Quando a permeabilidade do processo persiste na vida pós-natal, ele é reconhecido como canal de Nuck. Normalmente é completamente obliterado, porém, em casos raros, há falha deste processo, o que pode causar a evaginação do mesmo para o ligamento inguinal ou grandes lábios. Essa entidade é conhecida como hérnia do canal de Nuck, e contém o ovário em 15% a 20% dos casos. A presença deste órgão traz um alto risco de estrangulamento, pois, à medida que o ovário fica preso, ocorre edema e aumento progressivo de seu volume, se tornando menos compressível do que as alças intestinais. Há também o aumento do risco de torção do ovário devido à suspensão e estreitamento do pedículo vascular. Com isso, é extremamente necessária uma conduta cirúrgica imediata para a completa resolução do quadro clínico. Como conclusão, o achado do ovário em hérnia de canal de Nuck é uma afecção muito rara, com escassas publicações teóricas com nível de evidência e diretrizes sobre o tema. Pode-se notar a importância de relatar o caso em questão, com a finalidade de criar oportunidades acadêmicas para o correto manejo e tratamento dando aos profissionais de saúde oportunidades na sua recente formação médica.

Palavras Chave

Hérnia de canal de Nuck
Ovário em hérnia de canal de Nuck
Achado de ovário em hérnia
Descoberta atípica de ovário
Urgência pediátrica
Hérnia encarcerada em lactente

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

UFSJ cco - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cirênio de Almeida Barbosa, Deborah Campos Oliveira, Thaís Oliveira Dupin, Frederico Bregunci de Castro, Giovanna de Souza Fernandes, Nathália Moura de Melo Delgado, Weber Chaves Moreira, Ronald Soares dos Santos