Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE CROHN COM RARO ACOMETIMENTO EXCLUSIVO ESOFAGICO: RELATO DE CASO

Introdução

A doença de Crohn (DC) é uma desordem heterogênea com uma etiologia multifatorial, incluindo fatores genéticos, imunológicos, agressores ambientais e microbiota intestinal, caracterizada por inflamação crônica, segmentar e transmural do trato gastrointestinal, podendo envolver qualquer porção desde a cavidade oral ao ânus. A DC no esôfago é rara, com uma prevalência em adultos de 0,2 a 3% em pacientes com doença ileocolônica coexistente.

Muito poucos casos de envolvimento esofágico isolado foram reportados. Tais casos representam um desafio diagnóstico, pois as características histológicas típicas da DC são raramente encontradas no esôfago, além de não possuir critérios diagnósticos bem definidos. O presente estudo tem como objetivo relatar um caso de doença de Crohn com acometimento exclusivo esofágico, uma forma rara de manifestação da doença, caracterizando suas manifestações clínicas e a conduta terapêutica aplicada, correlacionando-as aos dados presentes na literatura atual.

Relato de Caso

Paciente S.A., masculino, 33 anos, deu entrada no prontoatendimento com queixa de disfagia e vômitos sanguinolentos há 1 dia. Referia que há 3 anos apresentava por vezes sensação de dor precordial associada a disfagia. Negava outros sintomas, como também vícios e comorbidades. Ao exame físico apresentava-se sem alterações. Foram solicitados exames laboratoriais e Endoscopia Digestiva Alta com biópsia.

Os exames laboratoriais encontravam-se normais e a EDA evidenciava úlceras esofágicas no terço médio para superior do esôfago, havendo uma com sinais de perfuração, que foi comprovada pela Tomografia Computadorizada de tórax. Optou-se por passagem de sonda nasoenteral e antibioticoterapia associando, além de inibidor de bomba de prótons, corticóides sistêmicos em dose plena. O paciente evoluiu satisfatoriamente. No 15º dia de tratamento optou-se por EDA de controle e nova biópsia, que mostrava úlceras totalmente cicatrizadas, com apenas lesão linear residual.

Discussão

Atualmente, o diagnóstico de DC com acometimento esofágico não possui critérios bem definidos, sendo feito com base em características endoscópicas, histológicas, radiológicas e clínicas encontradas. Disfagia e/ou odinofagia são os sintomas mais comuns. Os pacientes também comumente apresentam azia, dor precordial, regurgitação e, em casos mais avançados, vômitos e perda ponderal. As principais complicações associadas à doença são estenoses com ou sem obstrução, fístulas e perfuração.

Os achados radiológicos mais comuns são úlceras aftosas que aparecem como pequenas partículas de bário retidas com um halo de edema translúcido da mucosa. Tipicamente, o segmento inferior do esôfago é mais gravemente acometido. Os achados histológicos mais comuns são: infiltrado inflamatório crônico com predominância de linfócitos na lâmina própria e presença de úlceras. As opções terapêuticas incluem: corticoesteróides sistêmicos, aminosalicilatos, imunomoduladores, imunossupressores e terapia biológica; associados à supressão ácida.

Palavras Chave

Doença de Crohn, trato gastrointestinal alto, doença esofagiana, úlcera esofagiana, granulomas não caseosos.

Área

ESÔFAGO

Instituições

Faculdade de Medicina de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Orlando Contrucci Filho, Pamela Adami Serine, Gabriel Lucchesi de Santana, Jorg Dirks