Dados do Trabalho


Título

TUMOR DE ABRIKOSSOFF: RELATO DE UM CASO EM LOCALIZAÇAO RARA

Introdução

O tumor de células granulosas (TCG), também chamado de tumor de Abrikossoff ou mioblastoma de células granulosas, foi descrito por Abrikossoff em 1926 em paciente com lesão na língua. Habitualmente aparece como nódulo único, assintomático ou doloroso, de coloração variando do acastanhado ao eritematoso ou recoberto por pele normal. Neste trabalho, relata-se um caso de tumor de Abrikossoff em região posterior de coxa esquerda tratado com exérese cirúrgica, a fim de discutir seus aspectos mais relevantes na literatura atual.

Relato de Caso

DCM, 21 anos, sexo masculino, pardo, apresentando queixa de ferida na coxa esquerda há um ano. Referia que há um ano notou o aparecimento de uma pequena inflamação na região posterior da coxa esquerda, que acreditou tratar-se de “pelo encravado” (sic), realizando a expressão local, onde notou piora do caso, que se acentuou de forma progressiva. Fez uso de antibióticos e anti-inflamatórios sem melhora, evoluindo com crescimento local da lesão referida. Ao exame físico geral apresentava-se sem quaisquer alterações. Negava comorbidades e vícios. Ao exame físico local, notamos uma lesão ulcerada de bordas elevadas na região posterior da coxa esquerda. Optamos por realizar uma biópsia prévia, que mostrou tratar-se de tumor com presença de células granulares compatível com Tumor de Abrikossoff.

Desta forma realizamos a ressecção cirúrgica da lesão com margens amplas, para evitar recidiva local e enviada peça para anatomopatológico. A análise histopatológica evidenciou tratar-se de tumor de células granulares ulcerado, sem sinais de malignidade, confirmando o tipo de neoplasia. A lesão foi totalmente extirpada. O paciente evoluiu satisfatoriamente, com a cicatrização ocorrendo sem intercorrências.

Discussão

Teoricamente, os tumores de células granulares podem ocorrer em qualquer localização anatômica, e apesar da maioria dos casos acometerem a pele e o tecido subcutâneo, a língua é o sítio mais comum. Aproximadamente 50% dos casos acometem a cavidade oral, sendo 70% destes na língua, sendo de comportamento benigno em 98% dos casos. A localização da lesão descrita neste caso é incomum para este tipo de tumor, havendo poucos relatos de sua ocorrência em extremidades.

O diagnóstico clínico do tumor de células granulares é dificultado pelo fato de que as lesões são inespecíficas, assim, sua identificação geralmente ocorre após excisão cirúrgica ou através da biópsia de lesões suspeitas. Acredita-se que o tumor de células granulares origine-se a partir de células relacionadas ao nervo periférico derivadas da crista neural. Microscopicamente observam-se células poligonais com núcleo pequeno e citoplasma contendo substância granular eosinofílica abundante, com grânulos PAS-positivos. Mitoses são incomuns.

O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica completa da lesão, sendo as recidivas muito raras e causadas por remoção inadequada da lesão. O uso de radioterapia e quimioterapia é recomendado no tratamento das formas malignas do tumor.

Palavras Chave

Tumor de células granulosas, tumor de Abrikossoff, neoplasias de tecidos moles, diagnóstico, imuno-histoquímica, proteína S100.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Faculdade de Medicina de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Orlando Contrucci Filho, Pamela Adami Serine, Geraldo Danzi Salvia Filho