Dados do Trabalho


Título

ACHADO INUSITADO DE GANGLIONEUROMA NA MUCOSA INTESTINAL DURANTE EXAME COLONOSCOPICO DE ROTINA

Introdução

Ganglioneuromas são tumores neuroblásticos bem diferenciados, formados por células ganglionares maduras, portanto, essencialmente, benignos. Dentre as formas descritas na literatura encontramos: ganglioneuroma polipóide, polipose ganglioneuromatosa e forma ganglioneuromatosa difusa. A forma polipóide é a mais comumente encontrada, sendo tema deste relato de caso.

Relato de Caso

Paciente de 42 anos, feminina, sem comorbidades apresenta queixa de desconforto perineal inespecífico. Negou demais sintomas e não foram encontradas alterações no exame físico. Durante colonoscopia para rastreio de câncer de colo retal, foi encontrado pólipo séssil no cólon descendente, o qual foi submetido à polipectomia por alça fria. Submetida análise histopatológica e imunohistoquímica do pólipo, evidenciou-se diagnóstico de ganglioneuroma polipóide da mucosa colônica. Após procedimento, paciente relata resolução do quadro inicial, não apresentando demais sintomas.

Discussão

Ganglioneuromas podem ser encontrados em diversos sítios anatômicos do corpo humano, no entanto, a ocorrência no trato gastrointestinal é rara, geralmente envolvendo o cólon e o reto. Dentre as forma descritas, a polipose e a forma difusa estão associadas à maior risco de outras neoplasias e síndromes hereditárias como neurofibromatose tipo 1 ou neoplasia endócrina difusa tipo IIb. Em contrapartida, a forma polipóide é um achado isolado e benigno, sendo identificado durante exames colonoscópicos de rotina. A maioria dos pacientes é assintomática, mas podem cursar com dor abdominal, diarreia, constipação, sangramento, entre outros sintomas inespecíficos. O diagnóstico endoscópico da granulomatose polipóide é dificultado uma vez que o tumor não apresenta características fenotípicas específicas. O principal método envolve análise histopatológica e imunohistoquímica da lesão. A imunorreatividade da amostra para proteína S100, sinaptofisina e outros marcadores específicos confirma a origem nervosa da proliferação celular, estabelecendo diagnóstico definitivo. CONCLUSÃO:O manejo dessa lesão envolve a polipectomia, podendo ser realizada durante o procedimento de colonoscopia. Não é necessário acompanhamento colonoscópico, uma vez que a ganglioneuromatose polipóide é benigna e tem baixa probabilidade de recidiva.

Palavras Chave

Ganglioneuroma; Colonoscopia; Polipose ganglioneuromatosa

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cirênio de Almeida Barbosa, Deborah Campos Oliveira, Igor Pimenta de Souza, Júlia Gallo de Alvarenga Mafra, Weber Chaves Moreira, Ronald Soares dos Santos