Dados do Trabalho


Título

HERNIORRAFIA INGUINAL COM TELA SINTETICA COMO PREDITOR DE INFERTILIDADE: EXISTE EVIDENCIA CIENTIFICA?

Objetivo

A produção deste trabalho tem a finalidade de levantar à discussão a respeito da possibilidade de existência de casos de azoospermia após o reparo das hérnias inguinais por meio da técnica de Lichtenstein.

Método

Foi realizada pesquisa na base de dados Medline com os seguintes descritores: Inguinal Hernia, Infertility, Lichtenstein. Foram encontrados 487 artigos científicos que faziam discussões gerais. A partir daí, os seguintes descritores foram combinados: Inguinal Hernia, Infertility, Marlex Screen, Lichtenstein e então 5 trabalhos discutiram bem os resultados. Estes nos deram base acadêmica para construir esse trabalho.

Resultados

Foi observado que a fibrose da parede inguinal pode avançar e estenosar o ducto deferente e implicar na infertilidade do paciente. A técnica utilizada para o reparo da hérnia, gramatura e o tipo de tela influenciam diretamente nesses resultados, uma vez que a abordagem e fixação pro-aponeurótica da tela impossibilitam o contato da mesma diretamente com o ducto deferente e consequentemente ocorre diminuição dos efeitos de reação de corpo estranho diretamente sobre o ducto deferente. No entanto, a abordagem retro-aponeurótica, como ocorre na videolaparoscopia, implica em um contato direto da tela e de suas bordas com o canal deferente, onde ocorre maior processo fibrótico. Existem, no momento, três estudos experimentais que mostram que a tela de polipropileno em contato com o funículo espermático de cães provoca alterações histológicas com redução da espermatogênese.
Clinicamente, oito instituições americanas reportaram um total de 14 casos de azoospermia secundária à obstrução do deferente por tela de polipropileno Portanto, essa ocorrência é um fator preditor de infertilidade.

Conclusões

Ainda que exista a possibilidade de ocorrer a infertilidade por meio do reparo da hérnia inguinal com o uso de tela, as vantagens em relação a essa técnica superam as desvantagens. Ressalta-se, no entanto, que não existe ainda na literatura médica, estudos conclusivos em relação a azoospermia em decorrência do uso da tela (nível A de evidência científica).

Palavras Chave

Hérnia inguinal; Infertilidade; Lichtenstein.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cirênio de Almeida Barbosa, Deborah Campos Oliveira, Igor Pimenta de Souza, Héllen Cristina de Andrade Glória, Vanessa Thaís de Andrade Glória, Wilson Santana Silva Júnior, Weber Chaves Moreira, Ronald Soares dos Santos