Dados do Trabalho


Título

RETOSSIGMOIDECTOMIA COM EXCISAO MESORRETAL TUMOR SELETIVA POR TECNICA ROBOTICA NO TRATAMENTO DE NEOPLASIA DE RETO

Introdução

A excisão total do mesorreto (ETM) mudou drasticamente a sobrevida e a taxa de recidiva pélvica dos pacientes com neoplasia de reto submetidos a tratamento cirúrgico. Evidências recentes sugerem benefício oncológico equivalente em realizar excisão seletiva do mesorreto, com margem de cerca de 3 a 5cm do tumor, visando uma anastomose menos baixa, com possibilidade de menos limitação funcional. No presente video, demonstramos ressecção parcial do tecido visceral mesorretal por técnica robótica, oferecendo um tratamento cirúrgico gold standard ao paciente.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, de 39 anos, com estadiamento clinico inicial T3N0M0 e CEA: 3.67. Procurou o médico coloproctologista por perda de 12% do peso corporal total nos últimos 6 meses associado a alteração do habito intestinal. Paciente sem comorbidades, historia de cirurgia previa ou antecedente familiar de câncer colorretal. Indicado tratamento cirúrgico up front, sendo realizado Retossigmoidectomia com excisão do mesorreto tumor seletiva e anastomose colorretal. No anatomopatológico, identificou-se tumor do tipo adenocarcinoma, invadindo tecido adiposo pericolico, com presença de invasão angiolinfatica e perineural. As margens da ressecção foram satisfatórias, com uma distancia radial de 3.2cm do tumor, e margem distal e próximal livres de doença. Foram dissecados 31 linfonodos pericolicos, dos quais 13 foram admitidos como adenocarcinoma metastático, caracterizando um estadiamento patológico pT3pN2b, sendo indicado quimioterapia adjuvante.

Discussão

A cirurgia robótica apresenta resultados imediatos superiores à cirurgia aberta, proporcionando ao cirurgião vantagens como maior precisão de movimentos, visualização tridimensional e estável do campo operatório e a reprodução dos movimentos do punho humano.
A excisão do mesorreto por técnica robótica em pacientes com câncer do reto extraperitoneal é uma cirurgia segura e eficaz. Apesar disso, carece de estudos prospectivos controlados com seguimento mais longo para avaliar se os resultados oncológicos imediatos traduzem-se a longo prazo na melhoria sustentada do controle local da doença e em melhores taxas de sobrevida.

Palavras Chave

Coloproctologia, Neoplasia de reto, Cirurgia Minimamente Invasiva, Excisão total do mesorreto.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

ANA SARAH PORTILHO, VICTOR EDMOND SEID, LUCAS SOARES GERBASI, MARLENY NOVAES FIGUEIREDO, RAFAEL VAZ PANDINI, MARCELLI TAINAH MARCANTE, MARILIA MARCELINO, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO