Dados do Trabalho


Título

A CONTRIBUIÇAO DO ESTADO DE SAO PAULO NOS TRANSPLANTES RENAIS BRASILEIROS NOS ULTIMOS CINCO ANOS

Objetivo

O Brasil é o segundo país do mundo em número absoluto de transplantes renais. Pretende-se analisar dados sobre transplantes de rim no estado de São Paulo nos últimos anos, comparando-os com os dados brasileiros.

Método

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, de caráter quantitativo, a partir de dados coletados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Foram analisadas a quantidade de transplantes renais realizados, a relação de potenciais doadores (PD) por milhão de população (MP) e a relação de doadores efetivos (DE) por MP, no estado de São Paulo e no Brasil, durante o período de 2015 a 2019.

Resultados

Entre os anos de 2015 a 2019 foram realizados 29.285 transplantes renais no Brasil, sendo 2019 o ano com maior número de procedimentos (6.283). Nesse mesmo período, o estado de São Paulo foi responsável por 10.346 transplantes renais, correspondendo a 35,3% do total de transplantes renais no país. O destaque foi para o ano de 2017, que representou 35,5% (2.108) do total (5.930) naquele ano. Verificou-se também que, durante o período, os órgãos de doadores falecidos representaram 80,7% do total de transplantes. Em relação à média do número de PD por MP, notou-se que a de São Paulo (64,0) é superior à média nacional (51,1). Quanto ao número de DE por MP, foi observada uma média de 21,7 no estado de São Paulo, enquanto Brasil revelou-se com 16,1. Acredita-se que as menores médias nacionais estejam associadas à distribuição heterogênea dos transplantes pelos estados brasileiros: há uma concentração desses procedimentos principalmente nos estados das regiões sudeste e sul, enquanto os estados da região norte se encontram mais desassistidos em doações e transplantes não somente renais, mas também dos diversos órgãos. Isso provavelmente se deve à suspensão do programa de transplantes (AM), aos obstáculos existentes em alguns estados (AC, RO) e a ausência de programas de transplante em outros (RR, TO e AP).

Conclusões

O estado de São Paulo foi o maior contribuinte para o número total de transplantes renais no Brasil durante o período avaliado, sendo o estado que mais influenciou a quantia nacional. Além disso, apresentou médias de PD por MP e DE por MP superiores às médias nacionais, ocupando o estado um lugar de destaque no cenário nacional de transplantes. São necessários maiores estudos acerca do dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado, bem como maior atuação e maiores investimentos por parte dos setores responsáveis, para que seja possível tornar menos desigual a distribuição de transplantes pelos estados brasileiros.

Palavras Chave

Transplante de órgãos; transplantes renais; transplante de rim.

Área

TRANSPLANTES

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Minas Gerais - Brasil

Autores

CÁRITAS ANTUNES LACERDA, VICTOR FELLIPE JUSTINIANO BARBOSA