Dados do Trabalho


Título

Abscesso retroperitoneal em paciente com Doença de Crohn em tratamento com terapia imunobiológica

Introdução

A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal, com envolvimento transmural, que afeta principalmente a parte inferior do intestino. Sabe-se que a doença possui etiologia relacionada ao sistema imune, envolvendo uma combinação de fatores ambientais e bacterianos em indivíduos geneticamente predispostos. Abscessos são uma complicação severa na progressão da DC e o seu tratamento gera discussão sobre o melhor método a ser empregado, de acordo com o quadro apresentado pelo paciente.

Relato de Caso

Mulher, 58 anos, portadora de DC, há 10 anos acompanhada pela equipe de coloproctologia da Faculdade de Medicina do ABC, em uso de imunobiológico Anti-TNF-alfa (Infliximab). Há 20 dias, apresenta dor lombar à esquerda com piora e queda do estado geral. Paciente recusou internação e após 01 semana, foi internada pela mesma dor e piora do estado geral. A tomografia computadorizada abdominal evidenciou coleção retroperitoneal à esquerda de grande volume. Iniciou-se antibioticoterapia e foi submetida à laparotomia exploradora. Nesta, identificaram-se aderências cicatriciais e fixas entre as alças do delgado sem relação retroperitoneal; abaulamento em retroperitônio à esquerda, rechaçando alças de delgado anteriormente Realizada incisão em flanco esquerdo e introdução de dreno de pigtail em loja retroperitoneal, com saída imediata de secreção purulenta. Paciente evolui com choque séptico tratado com suporte clínico, ventilatório e Meropenem por 10 dias, com melhora do estado geral, remissão da loja do abscesso e retirada do dreno no 10º PO. Extubada durante terapia intensiva ainda com sedação leve, evoluindo com broncoaspiração pulmonar. Introduziu-se antibioticoterapia, porém paciente evolui com SARA e óbito por complicações pulmonares no 13º PO.

Discussão

Objetivo do tratamento da DC é a remissão, almejada com o uso de imunobiológicos. Estudos mostram que imunobiológicos, como Infliximab (IFX), podem prevenir inflamação intestinal. Sendo que com seu uso, o nível sérico de PCR reduz significativamente, indicando redução do estado inflamatório. A primeira opção de tratamento dos abscessos por DC consiste na drenagem cirúrgica, na qual pode-se associar a ressecção de delgado. Alguns estudos defendem a drenagem percutânea como abordagem inicial, demonstrando que a cirurgia pode ser evitada em 14-85% dos casos. Em relação ao tratamento dos abscessos em pacientes que utilizavam terapia imunobiológica, a modalidade cirúrgica é mais eficaz do que a antibioticoterapia, sugerindo que o tratamento do abscesso intra-abdominal em uso de imunobiológicos precisa eliminar não apenas o abscesso, mas também a deformação intestinal, a fim de promover a remissão do quadro infeccioso e permitir a retomada do tratamento com medicamento imunobiológico, mantendo o controle da DC. Assim, mostra-se necessário realizar uma avaliação individualizada do paciente frente a uma complicação da DC, buscando avaliar sua condição clínica atual e qual a terapêutica realizada antes da formação do abscesso.

Palavras Chave

Doença de Crohn; Abscesso; Drenagem

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Centro Universitário Saúde ABC - São Paulo - Brasil

Autores

Marcel Gutierrez, Vanessa Lopez Mathia, Julio Santos Teixeira, Sergio Albertini Daiuto, Jacqueline Molina Bassi, Carolina Colom Hugolini