Dados do Trabalho


Título

CENTRO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA DE HERNIA: O QUE E?

Objetivo

Verificar quais as considerações sobre o que qualifica um centro como especializado em cirurgia de hérnias.

Método

Revisão de bases digitais utilizando os descritores hérnia, centro de hérnia e acreditação.

Resultados

Em decorrência de casos complexos, tornou-se fundamental o desenvolvimento de centros de hernioplastia. Estes devem ser acreditados por sociedade da especialidade com revalidação a cada 3 anos. Devem possuir: estrutura para procedimento ambulatorial e hospitalar através das técnicas aberta e laparoscópica; acesso a exames de imagem simples e complexos; auxílio de cirurgia plástica; pelo menos dois cirurgiões experientes em hérnia; documentação dos casos, tendo seguimento de no mínimo 60% desses/ano; auditoria externa avaliando as técnicas empregadas; reunião mensal crítica para morbidade e mortalidade; métodos complementares de terapia da dor; e equipe que participe, anualmente, de congressos sobre hérnias. Ademais, deve realizar no mínimo 250 reparos de hérnias/ano, sendo 40 ou mais para incisionais; reparo laparoscópico em todas as inguinais bilaterais e em pelo menos 75% das primárias unilaterais. A escolha do procedimento para reparação das recorrentes deve basear-se nas taxas de complicação, reoperação em 30 dias e infecção, cujos limites são definidos pela entidade acreditadora. A comprovação do exposto acima deve ocorrer por auditoria externa. Há referências sobre avaliação de atividade científica; presença de unidade de cuidado intensivo, centro de transfusão, laboratório e gerenciamento avançado de feridas. Ademais, há menção sobre oferta de treinamento em cirurgia de hérnia.

Conclusões

Devido a casos complexos desenvolveram-se os centros especializados. Estes devem ser acreditados por sociedade da especialidade e congregar estrutura física e humana, multidisciplinar, que atue no planejamento, na execução, em eventuais complicações e no seguimento do paciente. Todo o processo submetido a avaliação periódica dos resultados em busca da excelência.

Palavras Chave

centro de hérnia, acreditação, hérnia

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Andressa Alves Batista, Sarah Penteado Farid, Fernanda Straparava Ferracioli, Marcio Henrique Vieira Ferracioli, Wagner Carlucci, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva