Dados do Trabalho


Título

ESPECIALISTA EM HERNIAS: QUEM E?

Objetivo

Verificar quais as considerações sobre o que qualifica o cirurgião como especialista em hérnias.

Método

Revisão em bases digitais, utilizando os descritores herniologia, herniologista e especialista em hérnias.

Resultados

A herniologia é um subcampo destinado a se tornar uma subespecialidade da cirurgia geral ou da cirurgia do aparelho digestivo. Um especialista em hérnia, deve ter feito treinamento adicional em instituição com grande volume de procedimentos e realizar pelo menos 100 operações/ano incluindo procedimentos abertos e laparoscópicos. Em outra colocação, deve ter atuado em centro especializado desempenhado papel fundamental em pelo menos 300 procedimentos em um período de 3 anos. Deve dominar diferentes técnicas, simples e complexas, utilizando ou não próteses, as quais deve conhecer detalhadamente. Deve ser capaz de tratar complicações, geralmente cometidas por cirurgiões inexperientes, o que corrobora a ideia da realização de um procedimento com menor custo, menor duração e retorno precoce do paciente às atividades. Deve frequentar congressos nacionais e internacionais sobre hérnias, para permitir a atualização contínua pelo contato com pesquisas, experiências de outros, compartilhamento das melhores práticas e desenvolvimento de novas habilidades e técnicas. Deve regularmente ler periódicos sobre o tema para atualização e desenvolvimento do conhecimento.

Conclusões

A cirurgia das hérnia s é amplamente realizada. Os procedimentos simples são realizados por cirurgiões gerais e a inexperiência influencia as complicações e recidivas. Procedimentos realizados pelo especialista em hérnia, que congrega atribuições ímpares como: treinamento especializado, longa curva de aprendizado, amplo arsenal terapêutico e constante atualização, têm melhores resultados, principalmente em casos complexos.

Palavras Chave

especialista em hérnia, herniologista, herniologia

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Sarah Penteado Farid, Andressa Alves Batista, Fernanda Straparava Ferracioli, Marcio Henrique Vieira Ferracioli, Wagner Carlucci, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva