Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO IMPACTO PSICOSSOCIAL E DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES APOS TRATAMENTO EFETIVO DE ULCERA FLEBOPATICA

Objetivo

Avaliar o impacto psicossocial de diferentes métodos assistenciais empregados na resolução de úlceras flebopáticas na cidade de Barretos/SP, considerando a análise da Qualidade de Vida de seus portadores. Realizado no ambulatório de referência pelo Sistema Único de Saúde em Barretos/SP.

Método

Estudo prospectivo desenvolvido em ambulatório de referência para tratamento de feridas crônicas com período de observação de 12 meses, concomitante a implementação de capacitação técnica da equipe, com aplicação de questionário para avaliação de parâmetros de qualidade de vida, antes e após a mudança da proposta terapêutica, por meio do Questionário desenvolvido pelo projeto que originou o instrumento World Health Organization Quality of Life 100 (WHOQOL-100) em versão abreviada o WHOQOL-bref. Sendo este questionário composto por 26 perguntas, divididas em 4 domínios (FÍSICO, PSICOLÓGICO, RELAÇÕES SOCIAIS e MEIO AMBIENTE), além de questões genéricas sobre qualidade de vida. As respostas seguem uma escala de Likert (de 1 a 5, conferindo maior índices para melhor percepção de qualidade de vida). Respeitaram-se os princípios éticos. Aplicada analise estatística (nível de significância de 5%).

Resultados

Os dados obtidos correspondem ao tratamento de feridas flebopáticas crônicas de 22 pacientes, com distribuição por sexo de 15 mulheres (68,2%) e 7 homens (31,8%), com idade média de 61 anos, (intervalo de 46 a 80 anos). O tempo de doença crônica variou de 6 meses a 40 anos (média de 11,5 anos).
Em todos os domínios analisados, o resultado determinou substancial melhora da qualidade de vida dos pacientes, e em todos os 4 domínios definidos pelo questionário, com diferenças estatisticamente significativas entre as situações iniciais e após a cicatrização.
No domínio físico, os índices de iniciais de média (22,45) apresentaram importante melhora (86,73) após o tratamento. Na questão psicológica, observou-se, a principio, prejuízo na autoestima e frequentes pensamentos negativos. Na reavaliação, entretanto, houve melhora significativa destes aspectos psicológicos (de 36,04 de média para 86,17). No domínio social, a oscilação observada na resposta ao questionário, em média foi de 38,89 para 73,81. Já no domínio do meio-ambiente, teve na avaliação inicial em média de 53,42, e após o resultado do tratamento, com a cicatrização da ferida a média dos indicadores atingiram nível de 89,14.

Conclusões

O entendimento de que as feridas são resultado de vários determinantes, e principalmente as repercussões observadas em todos os aspectos da vida dos pacientes conduzem o raciocínio de que esta enfermidade não é um problema estético, mas uma doença crônica que leva a grande impacto tanto no estilo de vida e quanto na qualidade de vida, podendo ser comparada em suas consequências socioemocionais a outras doenças crônicas. A atuação terapêutica efetiva quando da ocorrência da ulceração pode possibilitar redução da sua prevalência, mostrando sensível impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.

Palavras Chave

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Úlcera de Perna, Úlcera Flebopática, Cicatrização de Ferida.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

FACISB - São Paulo - Brasil

Autores

BIANCA BESTETI FERNANDES, GEORGE KALIL FERREIRA, JOÃO LUIZ BRISOTTI