Dados do Trabalho


Título

ANALISE EPIDEMIOLOGICA DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA DO SISTEMA UNICO DE SAUDE DE SAO BERNARDO DO CAMPO/SP

Objetivo

A trombose venosa profunda (TVP) é caracterizada pela formação de trombos dentro de veias. No Brasil, a incidência é em torno de 0,6 por 1.000 habitantes/ano. A média de idade para desenvolver é acima de 60 anos. O quadro clínico pode consistir de dor, edema, eritema. Diante do apresentado, a análise do perfil epidemiológico dos pacientes portadores de TVP do Sistema Único de Saúde foi a maneira encontrada de estudar a população do município de São Bernardo do Campo/SP, suas características, prevalências e avaliar os achados.
O objetivo consiste em revelar os dados epidemiológicos da TVP da cidade de SBC, visto a escassez de informações nessa área sobre este assunto

Método

É um estudo retrospectivo longitudinal baseado na coleta de dados de prontuários dos pacientes portadores de TVP do SUS de SBC no período de 2017 a 2019. Foi coletados sexo,raça;idade; topografia dos vasos acometidos;provável causa da trombose; pesquisa para trombofilia; se houve recidiva; tratamento proposto e por qual período; adesão à elastocompressão; e acompanhamento com EcoDoppler.

Resultados

Foram selecionados 319 pacientes e foram colocados em porcentagens e gráficos de acordo com cada parâmetro analisado.62,4% eram do sexo feminino e 37,6% do sexo masculino.57,1% eram pacientes de raça branca, 37% de raça parda, 5,6% de raça negra. A faixa etária predominou nos pacientes entre 51 e 70 anos (43,6%). Os principais vasos acometidos foram os dos membros inferiores.44,8% dos casos foram de causas provocadas(principalmente cirurgia, cancer, imobilização e trauma);7,5% de causas não-provocadas;e 47,6% de causa desconhecida ou em investigação.Quando houve pesquisa para trombofilia, houve uma maior prevalência da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide - SAAF (36,66%). 20,7% apresentavam história de recidiva de TVP. 56,1% iniciaram o tratamento com Heparina de Baixo Peso Molecular (HBPM) subcutânea (SC) associado à varfarina via oral (VO). 54,5% mantiveram o uso da varfarina.65,8% mantiveram o hábito regular de uso de meias compressivas.33,5% apresentaram recanalização parcial dos vasos acometidos,19,4% de recanalização total;e 3,1% sem recanalização alguma. 43,9% dos pacientes não apresentavam EcoDoppler de controle.

Conclusões

Os resultados sobre idade,recidiva e topografia acometida encontrados corroboram o encontrado na literatura. Não houve notável predileção por cor. Os dados referentes a trombofilia divergiram, talvez pelo pequeno número de pacientes com trombofilia confirmada no estudo. A medicação mais usada para o tratamento foi a Varfarina, explicado pelo fator sócio-econômico dos indivíduos analisados. Mais da metade dos pacientes mantiveram o uso de meias elásticas,relevante pois reduzir em 50% a incidência de Síndrome Pós-Trombótica após um primeiro episódio de TVP proximal tratada com anticoagulantes.
A epidemiologia da TVP no município de SBC, no geral, não difere comparativamente com os dados da literatura.

Palavras Chave

Trombose venosa profunda, epidemiologia, fatores de risco, São Bernardo do Campo

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Fmabc - São Paulo - Brasil

Autores

Felipe Labaki Pavarino, Kaissan Nahi Said Shukair, Said Nahi Shukair, Mariana de Freitas Castro Marques, Gabriela Yumi Senaha, Carolina Akemi Komatsu, Gustavo Sawazaki Nakagome, João Antônio Correa