Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS EM RASTREAMENTO DE PROSTATA DE PACIENTES PSQUIATRICOS.

Objetivo

Demonstrar que o paciente psiquiátrico deve também ter uma atenção para detecção precoce de neoplasia de próstata, evitando complicações desnecessárias

Método

O trabalho foi desenvolvido nas dependências no Centro de Reabilitação de Casa Branca, nos anos de 2017 e 2018, com a população masculina psiquiátrica local, envolvendo um número total 389 pacientes. Destes, os que apresentassem algum tipo de alteração, seja PSA elevado e/ou toque retal alterado, foram encaminhados para biópsia de próstata

Resultados

A faixa etária observada no trabalho apresentou mediana de 69 anos, variando de 65,5 a 70 anos. Para os valores de PSA, a mediana encontrada foi de 5,55 (4,6 – 7,9) ng/mL.
Dentre os 369 pacientes, apenas 29 foram submetidos a biópsia de próstata, e desses 5 apresentaram Glasgow 3+4, 2 Glasgow 3+3, e 22 foram diagnosticados como hiperplasia prostática benigna. correlacionamos a densidade dePSA (PSAD), com o volume da próstata, que apresentou correlação forte e significativa (rs = -0,765, p<0,001).
Os casos positivos para adenocarcinoma de próstata foram devidamente estadiados com cintilografia óssea e tivemos apenas um caso um positivo para metátese óssea.

Conclusões

Os pacientes estudados apresentam alterações em índices PSA e positividade para neoplasia, semelhantes aos índices da literatura usual. Portanto este tipo de paciente, merece a mesma atenção dedicada a sociedade comum, devendo ser devidamente rastreados, em campanhas preventivas, evitando aparecimento de doença avançada, com maiores gastos no tratamento de complicações junto as instituições.

Palavras Chave

Rastreamento, próstata, neoplasia, pacientes psiquiátricos

Área

UROLOGIA

Instituições

Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Yara Souza Oliveira, Gutemberg Adrian Oliveira