Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR VOLVO DE CECO

Introdução

O volvo de ceco é caracterizado pela torção axial do intestino envolvendo íleo terminal, ceco e cólon ascendente em torno de seu eixo mesentérico. Representa 1-3% dos casos de obstrução intestinal em adultos, podendo cursar com graus variáveis de comprometimento vascular. Deve ser sempre considerado no diagnóstico diferencial do abdome agudo obstrutivo, de forma a evitar atrasos no tratamento e evolução para complicações potencialmente fatais, como isquemia, necrose, perfuração intestinal e peritonite.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 86 anos, com antecedente de hipertensão arterial sistêmica controlada, admitida no setor de emergência com relato de epigastralgia, distensão abdominal e vômitos com cerca de 12h de evolução. Ao exame físico, apresentava-se em regular estado geral, com sinais vitais dentro da normalidade, abdome distendido e difusamente doloroso a palpação. A angiotomografia computadorizada de abdome identificou importante distensão hidroaérea do ceco, cólon ascendente e alças ileais distais, provocada por giro das estruturas vasculares do mesentério na região mesogástrica, envolvendo desde o íleo proximal até o terço médio do cólon transverso, sugerindo volvo ileocólico e indicando tratamento cirúrgico de urgência. Devido ao espaço de trabalho limitado e dificuldade de mobilização de alças intestinais distendidas por laparoscopia, optou-se pela conversão para laparotomia exploradora. O inventário da cavidade revelou volvo de ceco com isquemia de todo o cólon ascendente, sem sinais de perfuração espontânea. Realizada ileocolectomia direita com anastomose primária íleo-transversa e fechamento primário da cavidade. Após adequada evolução pós-operatória, a paciente recebeu alta hospitalar no sexto dia de internação, assintomática, com boa aceitação da dieta oral e eliminações intestinais espontâneas.

Discussão

A escolha do tratamento do volvo de ceco deve ser definida primariamente com base na estabilidade hemodinâmica do paciente e na viabilidade de alças intestinais. Estratégias não-operatórias como a redução colonoscópica ou com enema baritado não são atualmente recomendadas devido ao risco de perfuração e baixo índice de sucesso. Em relação ao tratamento cirúrgico, a colectomia direita é o procedimento de escolha, com menor índice de recorrência. A realização de anastomose primária ou ileostomia depende das condições locais de contaminação e do estado fisiológico do paciente. Procedimentos alternativos descritos incluem desvolvulação associada à cecopexia e/ou cecostomia, porém com elevados índices de recorrência e complicações.

Palavras Chave

Volvo intestinal; Doenças do Ceco; Obstrução Intestinal; Abdome Agudo

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Mariana Kumaira Fonseca, Eduardo Neubarth Trindade, Carine Leite, Stephanie Sander Westphalen