Dados do Trabalho


Título

INTERAÇAO DA VITAMINA D NAS DOENÇAS INFLAMATORIAS INTESTINAIS

Objetivo

Elucidar os efeitos da Vitamina D (VD) em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como a Colite Ulcerativa (UC) e a Doença de Crohn (DC). A questão focada usada para a pesquisa foi "Qual a associação entre doença inflamatória intestinal e vitamina D?".

Método

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual foi realizada uma busca de artigos publicados no MEDLINE, PubMed e EMBASE nos últimos 10 anos. Muitas vezes a vitamina D é referida por outros termos, assim os descritores utilizados foram: “Inflammatory Bowel Disease” and “Vitamin D”, “calcidiol”, “calcitriol”, “1,25 (OH)2D3”, “25(OH)D”, “25 hydroxycholecalciferol”, and “cho- lecalciferol”. Os critérios de exclusão para esta pesquisa foram estudos que não estavam em inglês, editoriais, relatos de casos ou apresentações de pôsteres.

Resultados

A VD intensifica as respostas quimiotáticas e fagocíticas dos macrófagos, induz a síntese de peptídeos antimicrobianos, resulta em uma diminuição na síntese de interleucinas inflamatórias como IL-1, IL-6, IL-8 e TNF-alfa e interfere na função e no equilíbrio dos padrões TH1/TH2, devido ao aprimoramento da resposta TH2. A VD também é responsável pelo aumento da função das células da barreira epitelial intestinal ao induzir sua diferenciação celular e pela diminuição da ocorrência de apoptose, particularmente em processos inflamatórios. Alguns estudos também vinculam a sua implementação com a intensidade dos sintomas das DII, onde concluíram que os escores clínicos da atividade da DII parecem estar inversamente correlacionados aos níveis de VD. Muitos autores mostraram que a insuficiência de VD (<20 ng / mL) está associado ao aumento prevalência e gravidade de DII, principalmente na DC. Em crianças, a VD foi associada à melhora nos escores de qualidade de vida, assim como doses de 500 ou 1.000 UI/kg/semana durante seis semanas são seguras e eficazes na normalização dos níveis de DV em pacientes com DII pediátrica. Além de estudos em humanos, muitos autores também demonstraram efeitos benéficos da DV em modelos animais e isolados celulares.

Conclusões

Há dados epidemiológicos crescentes que mostram que a suplementação de DV pode trazer vários benefícios para pacientes com DII. Estudos clínicos fornecem evidências de que a insuficiência de DV está relacionada à patogênese da DII, reativação episódica da doença, dor e aumento do risco de câncer, cirurgia e hospitalização. Se, por um lado, um grande número de publicações demonstra que os tratamentos convencionais ou de última geração geralmente são caros e estão associados a vários efeitos colaterais, por outro lado, a suplementação de DV é barata, segura e leva ao melhora da qualidade de vida do paciente com DII devido a uma infinidade de mecanismos que interferem no processo inflamatório. Portanto, os profissionais devem considerar o uso dessa vitamina no tratamento da DII em doses adequadas e formas eficientes de entrega.

Palavras Chave

Colite Ulcerativa; Doença de Crohn; Doença Inflamatória Intestinal; Vitamina D.

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Henrique Bosso, Júlia Novaes Matias, Vinícius Marinho Lima, Giovanna Soares Nutels, Ricardo de Alvares Goulart, Adriano Cressoni Araújo, Elen Landgraf Guiguer, Sandra Maria Barbalho