Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VITIMAS DE TRAUMA ATENDIDAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIFESP

Objetivo

Conhecer o perfil epidemiológico das vítimas de trauma atendidas no hospital universitário da UNIFESP e identificar o mecanismo de trauma mais prevalente.

Método

Estudo epidemiológico, retrospectivo e descritivo, que consiste na análise dos dados de pacientes vítimas de trauma atendidos no hospital universitário da UNIFESP, no período de julho de 2017 até julho de 2019. Foram analisados: sexo, idade, tipo e mecanismo de trauma, meio de transporte pré-hospitalar, horário e dia da semana de entrada no hospital, mortalidade e índices de trauma.

Resultados

Foram atendidas 3.699 vítimas de trauma, sendo a maioria homens (65,2%), acima de 40 anos (média de 42,5 anos, desvio padrão 20,59), que chegaram ao serviço trazidos por bombeiros (56,5%), principalmente por quedas (47%), seguidas por acidentes automobilísticos (38%). A taxa de mortalidade foi de 1,4%, enquanto 48,1% receberam alta logo após o atendimento inicial. As médias dos escores de trauma foi de 5,01 (DP 8,93), 7,62 (DP 0,072), 93,99% (DP 0,17) para ISS, RTS e TRISS, respectivamente. Ao analisar somente os pacientes que sofreram quedas temos a média de idade de 50 anos (DP 1,41), 30,7% são idosos, com mais de 65 anos e dentre essa população as mulheres são mais acometidas (59,3%). As quedas de idosos correspondem a 14,5% de todos os traumas atendidos no hospital universitário da UNIFESP, sendo assim, é necessário criar um protocolo de atendimento na sala de emergência do idoso vítima de queda para prevenir morbi/mortalidade e futuras quedas. Além disso, é importante a criação de programas de prevenção a queda de idosos.

Conclusões

A maioria dos traumas atendidos no hospital universitário da UNIFESP foi composta por adultos do sexo masculino, vítimas de quedas, com baixa mortalidade. Os idosos vítimas de quedas corresponderam a cerca de 15% de todos os traumas atendidos.

Palavras Chave

Emergências, Ferimentos e Lesões, Demografia, Hospitais Universitários, Política Organizacional, Acidentes por Quedas, Idoso.

Área

TRAUMA

Instituições

Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Nazario Pipi, Pedro Bertolino Fabbri, Martin Marcondes Castiglia, Milton Scalabrini, Ramiro Colleoni, Diego Adão Fanti Silva