Dados do Trabalho


Título

TUMOR SOLIDO PSEUDOPAPILAR DO PANCREAS: RECORRENCIA OU 2º TUMOR PRIMARIO - RELATO DE CASO.

Introdução

Tumor de Frantz ou tumor sólido pseudopapilar (TSP) do pâncreas é uma neoplasia rara, correspondendo apenas 0,3 a 2,7% de todos os tumores de pâncreas. Afeta principalmente, mulheres jovens na segunda e terceira década de vida. A apresentação clínica mais comum é a dor abdominal. O TSP é de baixo potencial maligno, entretanto alguns podem ser agressivos com metástase em fígado, linfonodos locoregionais e mesentério. O tratamento mais adotado é a ressecção cirúrgica radical, variando com a localização do tumor no pâncreas.
Considerando incomum a recidiva do TSP, o presente caso tem o objetivo de relatar a recorrência em uma paciente jovem, submetida anteriormente a ressecção cirúrgica com margens livres, e de apontar a necessidade de acompanhamento prolongado de pacientes submetidas ao tratamento cirúrgico.

Relato de Caso

Paciente E.K.M.A., 24 anos, sexo feminino. Submetida a pancreatectomia corpo caudal em novembro de 2014, com diagnóstico anátomo patológico de TSP do pâncreas, maior diâmetro de 8 cm, cápsula integra, margens cirúrgicas e linfonodos livres de neoplasia. A imuno-histoquímica revelou expressão para CD10 receptor de progesterona e beta catenina em padrão nuclear, achados consistentes com TSP do pâncreas.
Após 50 meses de seguimento a tomografia evidenciou nódulo de 18 mm em cabeça do pâncreas. Submetida a ecoendoscopia que detectou outras imagens nodulares em cabeça do pâncreas que em conjunto medem 34 mm; realizada punção aspirativa com agulha fina. A citologia e imuno-histoquímica revelaram neoplasia sólido pseudopapílifera do pâncreas. Foi submetida a duodenopancreatectomia e linfadenectomia, completando a pancreatectomia total. Obteve alta no 7º dia de pós-operatório com uso de insulina NPH e 25.000 unidades de enzimas pancreáticas antes das refeições. A patologia mostrou nódulo de 10 mm na cabeça do pâncreas sugestiva de neoplasia sólida pseudopapílifera; foram isolados 16 linfonodos, com 1 linfonodo da artéria hepática e outro retrocoledociano comprometidos pela neoplasia.

Discussão

O TSP tem um bom prognóstico, com mais de 95% dos pacientes livres de doença após 5 anos. O tempo médio de recorrência é de 4 anos. Alguns estudos sugerem fatores de risco relacionados a malignidade como invasões linfática, vascular e necrose. Além disso, a ressecção cirúrgica com preservação do parênquima ou perfuração do tumor são apontados como fatores para recorrência ou metástase. No entanto, a literatura ainda carece de dados mais sugestivos sobre recorrência ou metástase.
No presente caso, relatamos uma paciente jovem submetida a ressecção completa, com cápsula integra e margens livres em 2014. O surgimento do nódulo pequeno em cabeça/processo uncinado após 50 meses, permite considerar a hipótese de tumor multicêntrico no pâncreas ou segundo primário, alertando para a necessidade de acompanhamento prolongado com exames de imagem no sentido de diagnosticar precocemente recorrência, permitindo ressecção cirúrgica radical.

Palavras Chave

Neoplasias pancreáticas; Neoplasia sólida pseudopapilar; Tumor de Frantz;

Área

PÂNCREAS

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - Bahia - Brasil

Autores

KELVIN CÉLIO ALVES DE ALMEIDA, EMMANUEL CONRADO SOUSA, MATHEUS PORTO CARVALHO, DARIO NUNES MOREIRA JUNIOR, MAYANA OLIVEIRA SOARES VIEIRA, MAIANI CONRADO DE ALMEIDA SOUSA