Dados do Trabalho


Título

INDICAÇÕES E RESULTADOS DE EXAMES DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA BAIXA SOLICITADOS EM AMBULATÓRIO SECUNDÁRIO

Objetivo

Analisar o contexto clínico da indicação de colonoscopia, e avaliar os resultados em relação a doenças digestivas.

Método

Revisão de prontuários selecionados aleatoriamente do ambulatório de proctologia de hospital secundário no período de 2014 a 2017 e avaliação estatística dos dados.
Foram selecionados pacientes que tiveram indicação de realizar colonoscopia, sendo analisados faixa etária, gênero, queixas e antecedentes que justificassem a realização.
Os resultados das colonoscopias foram comparados com as indicações e com dados da literatura.

Resultados

Foram selecionados 120 pacientes com indicação de realizar a colonoscopia, destes, sete foram excluídos por falta de dados, resultando na análise de 113 prontuários.
Dentre os pacientes, 61% foram mulheres, 39% homens.
Com relação à faixa etária, 35% se encontravam de 60-69 anos, 26% entre 50-59 anos, 10% eram menores de 39 anos e 1% com mais de 80 anos.
Quanto à indicação da colonoscopia, 36% deveu-se a queixa de sangramento, 29% por alteração do hábito intestinal e 27% por dor abdominal. Em relação à presença de doenças intestinais prévias, 16% apresentavam antecedente pessoal de pólipos, 4% por Doença Inflamatória Intestinal (DII) e 1% por história pessoal de câncer colorretal (CCR); 6% dos pacientes realizaram o exame para rastreio de CCR devido à idade superior a 50 anos, e 4% devido à história familiar de CCR.
Quantos aos achados do exame endoscópico, em 35% dos casos foram encontrados pólipos, em 32% divertículos/angiectasias (DDC/A); em 26% foram normais; em 8% houve achado de DII e em 2%, CCR.
Entre os pacientes que realizaram a colonoscopia o para rastreio de CCR devido à idade superior a 50 anos, 86% apresentaram pólipos, 71% tiveram como achado a DDC/A e 14% apresentaram CCR.
Naqueles com história familiar de CCR, 20% apresentaram pólipos, 20% DDC/A, 40% dos exames foram normais.
Entre os pacientes com queixa de sangramento, 34% apresentaram exame normal, 44% apresentaram pólipos e 27% DDC/A, não sendo verificado casos de câncer; em 2% o exame foi incompleto.
Dentre os pacientes com alteração do hábito intestinal, 3% apresentaram CCR e 12% DII e 27% apresentavam pólipos; Naqueles com dor abdominal, 40% apresentaram pólipos, 30% apresentaram DDC/A e 27% foram normais.
Dos pacientes com diagnóstico de DII, em 50 % os achados foram de DII, também houveram exames normais, além de serem encontrados pólipos e DDC/A.
Nos pacientes com diagnostico prévio de pólipos, 50% apresentaram pólipos e 33% apresentaram DDC/A.

Conclusões

Diante dos achados, reafirmam-se os dados da literatura que mostram a colonoscopia como método de diagnóstico e terapêutico de afecções colorretais.
Dentre os estudos analisados, assim como neste, fica demonstrada a importância da colonoscopia para prevenção do CCR.
Sua aplicação, já disseminada na prática médica, comprova sua relevância e importância na detecção precoce, tratamento adequado e diminuição da morbimortalidade por doenças colorretais.

Palavras Chave

Colonoscopia; Rastreio; Câncer colorretal

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Magni Cadamuro, Beatriz Pereira Teixeira Oliva, Caroline Quilice Naccarato, Gabriella Ferreira Regalio, Julia Posses Gentil, Victor Mendonça Salles, Ana Luiza Normanha Ribeiro de Almeida