Dados do Trabalho


Título

BYPASS EM PACIENTE COM HERNIA DE HIATO GIGANTE

Introdução

A doença do refluxo gastro esofagiano é muito prevalente em nosso meio. Passou a integrar o roll de comorbidades que corroboram a indicação de cirurgia bariátrica para pacientes com obesidade grau II. a realização de gastroplastia pode apresentar grande dificuldade técnica em pacientes que apresentam hérnia de hiato de grande volume.

Relato de Caso


Objetivo: descrever as dificuldades técnicas na realização de by-pass em paciente portadora de hérnia de hiato de grandes proporções e obesidade grau II.
Destacar a importância do preparo pré operatório e mostrar alguns aspectos técnicos relevantes com a redução do saco herniário dos paciente com hérnia de hiato volumosa, com herniação de 3/4 do estômago e sua dificuldade técnica.
Apresentamos caso de paciente do sexo feminino, com DRGE importante e obesidade grau II, com cirurgia bastante trabalhosa com um pós operatório tranquilo e com melhora total do refluxo, acompanhada da perda de peso

Discussão

Apesar da dificuldade técnica na redução da hérnia diafragmática e subsequente gastroplastia, a evolução destes casos é bastante animadora tanto no que se refere ao tratamento do refluxo quanto na perda de peso.

Palavras Chave

gastroplastia
cirurgia bariátrica
hérnia de hiato

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

santa casa sp - São Paulo - Brasil

Autores

elias jirjoss ilias, wilson rodrigues freitas jr, CARLOS alberto malheiros, osvaldo antonio prado castro, luiz vicente berti, ricardo tadashi nishio, paulo kassab