Dados do Trabalho


Título

APENDICITE AGUDA EM FOSSA ILÍACA ESQUERDA

Introdução

Dentro das emergências clínicas cirúrgicas mais comuns na prática médica, a apendicite aguda é elencada. Seu diagnóstico e intervenção cirúrgica precoce aumenta escore de melhor prognostico a este paciente, sendo essencial ação rápida e objetiva. É uma doença comum em jovens e adultos e mais rara em crianças abaixo de cinco anos e pessoas acima de 50 anos, com patogenia multifatorial, podendo estar intimamente relacionado a ingestão cotidiana de fibras pelo indivíduo.

Relato de Caso

Paciente, sexo masculino, deu entrada em unidade de pronto atendimento, relatando dor abdominal em quadrante inferior esquerdo, febre por dois dias, sem comorbidades pré-existentes, nega tabagismo e etilismo. Anictérico, hipocorado, hidratado com FC: 78 bpm, PA: 130x80 mmHg, Tax: 37,1ºC. FR, 20 irpm, ACV: BNF 2T S/S, AR: MV+S/RA, ABD: plano, flácido, RH +, doloroso á palpação profunda em FIE, sem visceromegalias e sem sinais de irritação peritoneal. MMII: sem edema, panturrilhas livres. Fazendo uso de anti-inflamatório empírico. Solicitado exames de imagem. Tomografia total de abdome observado órgãos internos em posição reversa ou espelhada em relação a topografia habitual, estando o coração à direita do mediastino, estômago e baço no hipocôndrio direito, fígado e vesícula biliar no hipocôndrio esquerdo, além da veia cava inferior e aorta que estão em posição trocada. Diagnostico de imagem associado a clínica e exames laboratoriais de apendicite aguda não complicada na fossa ilíaca esquerda, devido ao situs inversus.

Discussão

O diagnóstico correto nas primeiras 24 horas da apendicite aguda com abordagem cirúrgica traz melhores resultados ao paciente quanto ao seu prognostico. Entre 24 e 48 horas, o processo cirúrgico se torna mais complexo e relatos da literatura dizem que após 72 horas, a realização de apendicectomia se torna complexa, devido a processos relacionados tais como drenagens percutâneas escalonadas, laparoscopias extensas com ressecção do cólon direito e reintervenções para tratamento de peritonite generalizada associada. Neste relato o paciente apresentava dor abdominal em quadrante inferior esquerdo não sendo comum na prática clínica, podendo passar desapercebido aos olhos do clínico. O paciente apresentava situs inversus total, caso incomum tendo como prevalência 0,1 a 0,6 por 10.000 nascidos vivos. É classificado como doença multifatorial, incluindo fatores genéticos, ambientais e maternos. O diferencial para elucidação do caso foi a solicitação da tomografia de abdome total, considerando as condições do hospital em que o participante foi atendido. É possível relatar, que alterações morfológicas anatômicas em sistemas humanos podem apresentar sinais e sintomas diferentes do que estão acostumados induzindo ao erro médico e terapêuticas falhas.

Palavras Chave

clínica cirúrgica; cirurgia coloproctológica; coloproctologia; apêndice; educação continuada.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto - Tocantins - Brasil

Autores

André Afonso Marrafon, Saulo Francisco Assis Gomes, Fernando Murelli Mioto da Silva, Silvio Almeida-Junior