Dados do Trabalho


Título

HERNIA INTERNA: UM ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO

Objetivo

O objetivo deste trabalho é abordar o tema hérnia interna como causa de abdome agudo obstrutivo, em sua dificuldade diagnóstica e carência de ferramentas que auxiliem neste processo. Ainda, expor dados concretos que versam sobre o diagnóstico clínico e radiológico, propondo assim, a melhor conduta terapêutica.

Método

O presente trabalho foi realizado pesquisando-se as principais bases de dados médicas – pubmed, medline, lilacs - visando adquirir embasamento científico para abordagem prática e rápida do diagnóstico da hérnia interna.

Resultados

Hérnia interna é uma protrusão das vísceras através de um peritônio normal ou anormal, ou através de uma abertura mesentérica contendo seus limites dentro da cavidade peritoneal (Estrella R, Bernal R, e Fuenzalida C 2009), podendo ser congênitas e adquiridas. Fan et al. (2008) realizaram um estudo com vinte hérnias internas confirmadas após laparotomia, dessas, 50% eram congênitas e 50% adquiridas. Entre as congênitas prevalecem as transmesentéricas (60%), enquanto entre as adquiridas 60% eram transmesentéricas pós Y-Roux (Fan et al. 2008)., evidenciando o aumento da incidência deste tipo de hérnia na ultima década. Os pacientes podem evoluir com sintomas digestivos leves ou sinais intensos de abdome agudo a depender da severidade da obstrução (Fan et al. 2008). Não existem preditores de complicações bem descritos na literatura, porém existem algumas relações que podem sugerir estrangulamento e obstrução, como por exemplo, contagem de leucócitos sanguíneos maior que 18.000/ mm3, presença de instabilidade hemodinâmica, hipotermia, sangramento retal e sinais de irritação peritoneal. Utilizando-se a Tomografia Computadorizada (TC) como exame de escolha, encontra-se sensibilidade de até 63% e especificidade de 76% para hérnia transmesentérica, através da visualização de um aglomerado de intestino delgado, zona de transição, sinal do giro de intestino delgado (loop) e pneumatose intestinal (Albuquerque e Costa 2019; Fan et al. 2008). A TC pode evidenciar anormalidades em vasos mesentéricos, como ingurgitamento, aglomeração, torção ou alongamento desses vasos, sugerindo o diagnóstico. Lockhart et al. (2007) identificaram a rotação da gordura mesentérica como o melhor preditor, chegando a 83% de sensibilidade e 94% de especificidade. No entanto, o mesmo não foi encontrado por Farukhi et al. (2017), que conseguiu encontrar apenas 28% de sensibilidade e 90% de especificidade em seu trabalho que analisou a confiabilidade da TC no diagnóstico de hérnia interna. Assim, a visualização direta através da laparoscopia diagnóstica ainda é a forma mais segura de diagnosticar uma hérnia interna e evitar suas complicações (Farukhi et al. 2017).

Conclusões

A hérnia interna mostra-se ainda com diagnóstico clinico e radiológico incerto, e devido a alta morbidade, diante de um abdome agudo obstrutivo que gera dúvida etiológica, devemos questionar a possibilidade cirúrgica, em detrimento de um tratamento conservador.

Palavras Chave

obstrução intestinal, hérnia interna, abdome agudo, bypass Y-Roux

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA PAULA PAULA NASCIMENTO, CAIO CESAR FACIROLI CONTIN SILVA, BRUNA LEMOS SILVA, RODOLPHO CESAR OLIVEIRA MELLEM KAIRALA, AFRÂNIO FARIA LEMOS, NAYARA LOBO COELHO, DANILO ROCHA CHAVEZ ZAMBRANA, CLAUDIO HENRIQUE FORMIGONI REVIRIEGO