Dados do Trabalho


Título

URINOMA EM HERNIA INCISIONAL LOMBAR: UM RELATO DE CASO

Introdução

Urinoma é uma coleção urinária encapsulada peri-renal formada devido ao extravasamento de urina fora da via excretora. Tal patologia pode decorrer devido a procedimento renal prévio, trauma ou ser secundária à obstrução do trato urinário subjacente, sendo esta a etiologia mais comum.
O presente relato tem como objetivo apresentar um caso de uma hérnia incisional renal no qual o conteúdo herniário era um urinoma.

Relato de Caso

Paciente feminina, 41 anos, admitida para realização de correção de hérnia incisional lombar. Apresentava histórico de nefrolitotomia anatrófica alargada por cálculo coraliforme completo de rim esquerdo em 2018, que, em seguimento pós operatório, evoluiu com aparecimento de nodulação dolorosa em cicatriz de lombotomia prévia.
Ao exame físico admissional, notava-se protusão abaulada em local de cicatriz, dolorosa ao toque, não redutível. Trazia consigo exame de tomografia abdominal, a qual evidenciava sinais de herniação parcial do rim esquerdo sobre a parede lombar, associada a formação cística de 6x3 cm localizada no subcutâneo, além de cisto renal simples de 2,8 cm no mesmo rim.
Paciente foi submetida à correção de hérnia incisional, sendo realizada ressecção do cisto e identificado comunicação do mesmo com a via excretora, realizando-se diagnóstico intraoperatório de um urinoma. Procedeu-se com rafia da via excretora, redução do conteúdo herniado e reforço da parede lombar. Paciente apresentou boa recuperação pós operatória obtendo alta hospitalar no dia seguinte.

Discussão

A Nefrolitotomia Anatrófica consiste na retirada de cálculos renais por incisão do parênquima renal e do sistema coletor através de cirurgia aberta. Por muitos anos foi o método mais aceito para o tratamento de cálculos complexos, entretanto, as atuais diretrizes afirmam que essa técnica cirúrgica deve ser considerada apenas em casos excepcionais devido a altas taxas de complicações, sendo a nefrolitotomia percutânea o método de escolha.
Dentre as complicações estão: redução da função renal, infecção de ferida operatória, fístula urinária e sangramentos. Isso, restringe as indicações de nefrolitotomia anatrófica à basicamente estas: presença de cálculo volumoso, inviabilidade do material para tratamento minimamente invasivo e experiência do cirurgião. No caso relatado, houve como complicação a formação de urinoma em local de incisão prévia, considerada incomum.
O extravasamento do sistema coletor geralmente é minimizado pela colocação do stent ureteral após a remoção do cálculo, sendo possível ocorrer vazamento urinário por um caminho de baixa resistência, neste caso, local da herniação. A drenagem percutânea do próprio urinoma nem sempre é necessária pois a reabsorção espontânea pode ocorrer. Todavia, no presente caso, o tratamento conservador não foi possível, visto que se formou a coleção apesar do uso de cateter duplo j em procedimento prévio.
Na literatura, não encontrou-se nenhum caso de urinoma associado a hérnia incisional, justificando a relevância deste caso.

Palavras Chave

urinoma, hérnia incisional, nefrolitotomia, anatrófica, percutânea, nefrolitotripsia, tripsia

Área

UROLOGIA

Instituições

Hospital Hans Dieter Schmidt - Santa Catarina - Brasil

Autores

Paola Mello de Souza, Arnaldo Carlos Scheffelmeier , Caroline Louise Machado, Gabriela Baum, Maria Augusta Baptista Guimbala