Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR INTUSSUSCEPÇAO SECUNDARIA A TUBERCULOSE INTESTINAL

Introdução

Tuberculose, é responsável por cerca de 1,3 milhão de mortes por ano no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, o Brasil registrou 94.155 casos de tuberculose, sendo 11.737 extrapulmonar. A forma pulmonar é mais prevalente e a extrapulmonar representa 20%, sendo 11-12% intestinal. Os sintomas variam de dor abdominal crônica à hematoquesia. Intussuscepção consiste na invaginação de segmento do trato digestivo dentro do adjacente, com consequente obstrução. Tem prevalência de 52% no delgado, 39% entero entéricas e 13% ileocólica. Em adultos é rara, sendo de difícil diagnóstico, frequentemente confirmados durante cirurgia.

Relato de caso

TSM, 33, deu entrada com dor abdominal há 3 dias, difusa, de forte intensidade, associada a hiporexia, vômitos e parada da eliminação de fezes e flatos. Apendicectomia prévia há 12 anos, tabagista de 10 anos/maço e dependente químico. Emagrecido, abdome com ruídos hidroaéreos hipoativos, tenso, doloroso à palpação difusa, sem peritonite. Laboratoriais: leucocitose de 12.200 u/l sem desvio e PCR de 163.9 mg/L. Sorologias negativas. Radiografia de abdome agudo com distensão de delgado, níveis hidroaéreos, fezes em cólon distal e gás no reto. Feito hipótese de suboclusão intestinal, iniciado medidas clínicas e realizado Trânsito Intestinal com retardo de esvaziamento do delgado. Evoluiu sem melhora clínica. Submetido à laparotomia exploradora, identificada Intussuscepção Íleo-Cólica e realizada íleotiflectomia. Anatomopatológico identificou processo inflamatório granulomatoso necrotizante, granulomas epitelióides, necrose caseosa central e frequentes células gigantes multinucleadas. A coloração especial para pesquisa de bacilo ácido-álcool resistente foi positiva para Tuberculose Intestinal. Ambulatorialmente iniciado Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol.

Discussão

Intussuscepção é a entrada de uma porção do intestino rumo à sua adjacente, de forma anterógrada ou retrógrada. Responsável por 1 a 5% dos casos de obstrução intestinal nos adultos, com idade média de 54,4 anos e predomínio no sexo feminino. Em adultos está associada a processo patológico subjacente em 80 a 90% das vezes. Quadro clínico inespecífico. A tomografia de abdome auxilia no diagnóstico. O tratamento consiste na ressecção primária sem tentativa de redução, independente da área intestinal acometida. A tuberculose intestinal está relacionada à presença do Mycobacterium tuberculosis no intestino. O íleo e ceco são segmentos mais acometidos, (75% dos casos). Os sintomas são dor abdominal, perda ponderal e diarréia, podendo evoluir com síndrome disabsortiva, hematoquezia e sinais de obstrução. O diagnóstico é feito pela identificação do organismo por BAAR, por cultura ou por ensaios de PCR. O enema baritado ou colonoscopia auxiliam no diagnóstico. No Brasil, é preconizado o uso de RIPE por dois meses e RI por quatro. Este relato se torna peculiar e digno de exposição por se tratar de intussuscepção intestinal em adulto causada por tuberculose intestinal.

Palavras Chave

Intussuscepção Intestinal
Tuberculose Intestinal
Tuberculose
Abdome Agudo Obstrutivo

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Sociedade Portuguesa de Beneficência - Hospital Imaculada Conceição - São Paulo - Brasil

Autores

Leonardo Claudio Orlando, Régis Rodrigues Balliana, Nathane Silva Mendonça, Leopoldo Miziara Souza, Susana Grajales Gomez, Fernando Von Jelita Salina