Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRURGICO NO CANCER DE ENDOMETRIO AVANÇADO

Introdução

O câncer de endométrio é a segunda doença maligna ginecológica mais frequente no Brasil. Tem como fatores de risco o envelhecimento, uso de terapias estrogênicas prolongadas sem oposição por progestágenos, síndrome dos ovários policísticos, tumores produtores de estrogênios, nuliparidade, ciclos menstruais irregulares, idade precoce de menarca, idade tardia de menopausa, obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial. Visto isso, o presente artigo vem relatar um caso de adenocarcinoma de endométrio avançado e o tratamento cirúrgico com critério intraoperatório de irresecabilidade.

Relato de Caso

L.O., 63 anos, refere sangramento vaginal. Ultrassonografia transvaginal mostra endométrio de 2cm. Videohisteroscopia diagnóstica confirmou adenocarcinoma de endométrio. Submetida a cirurgia de videolaparoscopia com histerectomia total e salpingooforectomia bilateral, colheita de lavado peritoneal, linfonodectomia pélvica bilateral e retroperitoneal extensa, com irressecabilidade de linfonodo ilíaco interno esquerdo por infiltração profunda de veia ilíaca interna. Em vigência de tratamento quimioterápico sem evidência de doença linfonodal.

Discussão

O carcinoma de endométrio compromete 2:100.000 mulheres abaixo de 40 anos e vinte vezes mais as mulheres acima de 60 anos. É a quarta neoplasia maligna mais frequente nas mulheres e a segunda no trato genital. O tipo histológico mais comum é o adenocarcinoma endometrióide. O adenocarcinoma de endométrio corresponde a 80% dos casos e tem a diferenciação escamosa como variável. É classificado conforme o grau de diferenciação histopatológica; grau 1 (bem diferenciado), 5% ou menos do padrão de crescimento não escamoso; grau 2 (moderadamente diferenciado), 6% a 50% do padrão de crescimento não escamoso; e grau 3 (indiferenciado), mais de 50% do padrão de crescimento não escamoso. A cirurgia padrão no adenocarcinoma de endométrio é a histerectomia total com salpingooforectomia bilateral e colheita de lavado peritoneal. Estadimento pré e intra-operatório, indicará a necessidade da linfonodectomia pélvica e para-aórtica. Tratamento adjuvante com radioterapia e quimioterapia, depende de fatores histopatológicos e tem como objetivo principal diminuir a taxa de recidiva.

Palavras Chave

Adenocarcinoma; Câncer de endométrio; Histerectomia total.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Faceres - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Cortez Chicone, Maria Luísa Pignatari, Pietra Cestari Rocha, Eduardo Lima Garcia, Patrícia Maluf Cury, Toufic Anbar Neto, Leandro Freitas Colturato