Dados do Trabalho


Título

ENDOMETRIOSE PROFUNDA: INTERVENÇAO CIRURGICA APOS FALHA DA TERAPEUTICA CLINICA

Introdução

Endometriose é uma afecção ginecológica comum, descrita como aparição de estroma e/ou glândulas endometriais fora da cavidade endometrial. A endometriose profunda infiltrativa (EPI) penetra estruturas adjacentes em 5 mm ou mais, encontrada na bexiga, septo retovaginal, reto, ligamentos uterinos e vagina. O tratamento considera sintomas como dor pélvica e infertilidade. Visto isso, o presente artigo vem relatar caso de endometriose profunda com intervenção cirúrgica após falha da terapêutica clínica.

Relato de Caso

F.A.R.C, 31 anos, infertilidade, dismenorreia e dor pélvica crônica há 4 anos. Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal revela endometrioma de ovário direito e endometriose profunda comprometendo os ligamentos uterosacros, parede anterior do reto e apêndice cecal. Após falha terapêutica no tratamento clínico, foi submetida a videolaparoscopia com salpingooforectomia direita, exérese de endometriose peritoneal, retossigmoidectomia e apendicectomia. Melhora absoluta da dor pélvica. Em tentativa de engravidar espontaneamente.

Discussão

A síntese e metabolização de estrogênio gera ambiente hiperestrogênico, de caráter proliferativo, colaborando para instalar a doença. A etiologia da endometriose é incerta e diversas variáveis auxiliam sua gênese. A característica macroscópica varia na forma e coloração, podendo ser típica, cor escura, ou atípica, amarelada e falhas peritoneais. Videolaparoscopia é o padrão ouro para diagnóstico e tratamento. Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética de pelve são exames para complementar o diagnóstico. O marcador tumoral CA-125 tem importância quando coletado entre o primeiro e segundo dia do ciclo menstrual. Hipoestrogenismo é o foco do tratamento clínico. Danazol, gestrinona, progestagênios, contraceptivos combinados, análogos do hormônio liberador de gonodotrofina (GnRh) e inibidores de aromatase, são alternativas para alívio da dor. Anti-inflamatórios não esteroidais são adjuvantes ao tratamento. Todos são supressivos e não curativos, não têm efeito na infertilidade e devem ser de longa duração. A prescrição de análogos do GnRh afim de reduzir o volume das lesões e facilitar a cirurgia é frequentemente realizada no pré operatório. Paciente com dor pélvica crônica e clínica sugestiva de endometriose leve, é indicado tratamento empírico com anticoncepcionais. Se houver manutenção da dor a cirurgia citorredutora máxima é indicada.

Palavras Chave

Cirurgia citorredutora; Endometriose; Tratamento cirúrgico.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Faceres - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Cortez Chicone, Amanda Beatriz Lúcio Lima, Letícia Ganança Buosi, Eduardo Lima Garcia, Patrícia Maluf Cury, Toufic Anbar Neto, Leandro Freitas Colturato