Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRURGICO DE RETRAÇAO MENTO-TORACICA: ZETAPLASTIA

Introdução

A reconstrução de queimaduras está muito relacionada à liberação de contraturas e alterações de contorno, consideradas unânimes em queimaduras de segundo e terceiro grau. A cicatrização dessas lesões envolve tensão e epitelização, que costumam resultar em cicatrizes desfavoráveis e limitações de movimento. As sequelas pós-queimadura de espessura total, nas regiões mento-torácica e axilares sempre causam retração, além de alterações estéticas e funcionais, limitando flexão, extensão e/ou abdução, temporária ou definitivamente. Para a melhora estética e funcional dos locais afetados, a zetaplastia é muito utilizada, pois melhora a posição da cicatriz em relação às linhas naturais da pele e diminui as contraturas.

Relato de Caso

H.M.S.S., 6 anos, 19,8 kg, natural e residente no município de Santa Luzia-MA. Vítima de queimadura por óleo quente em julho de 2018, foi levada ao hospital de referência em emergência na capital com queimaduras de segundo e terceiro grau em face, pescoço, tórax, parte superior do abdômen e membro superior direito, onde permaneceu 6 meses e apresentou várias complicações, como três paradas cardiorrespiratórias. No local, foram realizados o desbridamento das lesões e a enxertia na região anterior do tórax. Posteriormente, a criança apresentou cicatrizes hipertróficas, ectrópio palpebral inferior e retração cicatricial em região mento-torácica. Após estabilização, foi encaminhada ao serviço de Cirurgia Plástica para correção das sequelas. Inicialmente, o tratamento consistiu no uso de malhas compressivas e pomadas à base de rosa mosqueta, para a diminuição das cicatrizes hipertróficas. Em outubro de 2019, realizou-se a primeira cirurgia para correção da retração mento-torácica ântero-lateral esquerda, usando a técnica da Zetaplastia. Na cirurgia, após anestesia geral e demarcação, realizou-se dissecção dos retalhos e ressecção dos cordões fibrosos, seguidas de rigorosa hemostasia. Em seguida, foi feita a transposição dos retalhos e a síntese do tecido celular subcutâneo. Porém, a técnica utilizada não fechou o espaço por completo, sendo necessário enxertia na região supraclavicular com origem da coxa. Posteriormente, foram realizados curativos oclusivos, com drenos de sucção. A criança evoluiu com boa recuperação pós-operatória e cicatrização, além de melhora da extensão cervical.

Discussão

O dinamismo cicatricial da queimadura pode afetar a estética e a funcionalidade da região lesionada. Uma das cirurgias mais simples e eficaz para o tratamento de retração mentocervical e axilar é a zetaplastia. O procedimento alonga a cicatriz e/ou muda sua direção, diminuindo a retração cicatricial em lesões que apresentam restrições de movimento. No caso relatado, foi realizado zetaplastia e enxertia de pele parcial em algumas áreas, para melhorias estéticas e funcionais. Assim, observou-se a redução da retração cicatricial, em benefício da mobilidade da região cervical e do bem-estar da paciente.

Palavras Chave

Queimaduras. Cirurgia. Zetaplastia. Reconstrução

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - Maranhão - Brasil

Autores

ELIARA LAISA CIRINO DE OLIVEIRA LIMA, ANA RITA DA SILVA NUNES, ESTER GODINHO SOUSA, THIAGO DUTRA MENDONÇA, PAULO ROBERTO MOCELIN