Dados do Trabalho
Título
SARCOMA SINOVIAL DE DORSO - RELATO DE CASO
Introdução
Os sarcomas sinoviais são neoplasias malignas raras, dentre os sarcomas de partes moles apresentam uma incidência de 5 a 10%, prevalente em homens numa razão de 3:2 em relação às mulheres na faixa etária entre 15 a 40 anos. Os locais mais acometidos são as extremidades especialmente os membros inferiores próximos a as articulações. Existem quatro subtipos histológicos descritos: bifásico, fibroso monofásico, monofásico epitelial e mal diferenciado.
Relato de Caso
Paciente D.F. 23 anos, masculino, branco, residente de Mauá-SP; com histórico de abaulamento em região dorsal superior direita com crescimento progressivo há dois anos. A única queixa do paciente era a questão estética, negando dor e perda ponderal. Realizado estudo da tumoração com Ressonância Nuclear Magnética, na qual se visualizou presença de aumento da vascularização do tecido de tamanho de 10x17cm em região dorsal de aspecto heterogêneo. Optado pela realização de ressecção cirúrgica limitada a lesão. O laudo anatomopatológico evidenciou sarcoma sinovial monofásico. Encaminhado paciente ao serviço de oncologia clinica para complementação com quimioterapia e radioterapia.
Discussão
Os sarcomas sinoviais são de extrema raridade, provenientes de células malignas multipotentes mesenquimais, o diagnóstico é estabelecido a partir de estudo anatomopatológico e por Ressonância Nuclear Magnética. É de extrema importância o conhecimento desta neoplasia e crucial o diagnóstico e tratamento precoce para a determinação de um prognóstico favorável.
Palavras Chave
SARCOMA SINOVIAL, SARCOMA, SINOVIA
Área
MISCELÂNEA
Instituições
HOSPITAL DE CLINICAS DR RADAMES NARDINI - São Paulo - Brasil
Autores
FERNANDA BOARIN PACE, CIBELLE BERTOLLI, ROMULO AMORIM OLIVEIRA, VITOR BERGAMASCHI FONSECA, FERNANDA AIRES LUCENA, BRUNA LUSTOSA FERREIRA, STEFANY ZAPATA GUTIERREZ